Entenda como funcionam as impressoras inkjet nos processos de codificação industrial

inkjet e codificacao

Entenda como funcionam as impressoras inkjet nos processos de codificação industrial

Imagine se para cada embalagem produzida em escala industrial fosse necessário marcar manualmente as informações do produto, como ingredientes, componentes, validade, entre outros. Difícil, não?

Em um cenário um pouco mais favorável, mas não tão avançado tecnologicamente, imagine agora que os vendedores precisassem decorar todas as informações e características dos produtos para tirar as dúvidas dos clientes. Seria até possível com algum treinamento, mas certamente demandaria muito tempo.

Felizmente, os processos de marcação e codificação foram desenvolvidos para imprimir e carimbar em segundos as principais informações na embalagem, fazendo muita diferença também no PDV.

E é sobre a importância desse processo tecnológico e das impressoras que permitem esse processo de codificação, que falaremos a seguir.

Confira!

Como funcionam as impressoras inkjet?

Para marcar as informações, as impressoras inkjet disparam gotículas de tinta que se agrupam conforme as informações desejadas em qualquer tipo de superfície. Ou seja, das tampas de iogurte às caixas de papelão, tudo pode ser marcado por informações aplicadas por meio dessas impressoras industriais.

O processo é similar ao que ocorre com as impressoras domésticas, mas é desenvolvido para ser mais adaptável às diferentes texturas a serem marcadas, bem como funcionar em uma velocidade compatível com a escala industrial.

Como as impressoras industriais são utilizadas?

Vamos voltar ao exemplo prático no PDV. Imagine que você está em um supermercado, de frente para uma prateleira de molhos de tomate. Na hora de escolher, você compara os preços, lembra da qualidade dos produtos que já testou, olha o rótulo e, por fim, olha a validade.

Pois bem. Todas as informações descritas na embalagem foram aplicadas por uma impressora industrial. Isso gera ganho de tempo e barateia o custo na produção em alta escala, padronizando as datas de fabricação e validade conforme o lote do produto.

Agora imagine se diferentes embalagens tivessem que ser produzidas conforme diferentes datas de fabricação e validade? Seria absolutamente inviável. Esse é o papel das impressoras industriais para marcação e codificação. Sem elas, a indústria passaria por enormes dificuldades.

Quais são as principais vantagens das impressoras industriais inkjet?

A economia e a versatilidade, sem dúvidas, estão entre os principais diferenciais das impressoras industriais inkjet.

A economia se dá pelo funcionamento com cartuchos, já que é um suprimento que demanda investimento bem menor e pode ser recarregado sempre que necessário. A redução de gastos também deve-se à vida útil desses cartuchos, a qual é bem maior se comparada aos outros tipos de impressão.

Na comparação com as impressoras a laser, as impressoras industriais inkjet também alcançam melhor desempenho, já que são mais potentes para processos de marcação e codificação.

Além disso, a qualidade da impressão também é um fator importantíssimo. Afinal, elas oferecem diferentes níveis de aplicações, de acordo com o orçamento e necessidade da empresa, podendo alcançar qualidades perfeitas na marcação de quaisquer tipos de superfícies.

Por fim, vale lembrar do altíssimo desempenho que as impressoras industriais inkjet proporcionam. Nos níveis altíssimos de velocidade que as linhas de produção alcançam, a eficiência do sistema operacional desse tipo de impressora permite que a produtividade seja ajustada para alcançar ainda maior eficácia, reduzindo o tempo de marcação.

Como escolher uma impressora inkjet para codificação industrial?

As impressoras industriais inkjet trazem consigo uma facilidade fundamental para os processos de execução: a tecnologia contactless. Isso significa que elas não precisam do contato direto com as superfícies para atuarem, o que facilita incrivelmente a integração com as linhas de produção.

Quanto ao modelo a ser escolhido, a decisão deve ser totalmente em cima das necessidades da empresa. Se, por exemplo, houver necessidade de imprimir apenas letras e números, é possível recorrer às impressoras industriais que funcionam de maneira mais básica. Mas se for necessário imprimir figuras mais complexas, como logos ou QR Codes, a alta precisão será fundamental para que a integração tecnológica funcione.

Entre os modelos específicos que podemos citar, estão os que imprimem com tinta branca em superfícies escuras. Entretanto, também existem algumas impressoras que podem imprimir em cores, atendendo demandas específicas.

Inicialmente, porém, é bem provável que as empresas não dominem todos os aspectos técnicos quanto ao tipo de impressora necessária para suas demandas. Nesse caso, a consultoria com especialistas é absolutamente indispensável para garantir o melhor negócio a curto, médio e longo prazo.

Por que contar com um parceiro de outsourcing?

O outsourcing de impressões vem sendo cada vez mais importante para gerar economia às empresas. Inclusive, alguns dados apontados em pesquisa do Photizo Group deixam mais evidentes a economia e ganho de tempo decorrentes desse tipo de parceria:

  • 3% dos custos da empresa estão relacionados aos processos de impressão;
  • 10% do tempo gasto dos profissionais de TI está relacionado ao suporte às impressoras;
  • O outsourcing de impressão possibilita economia de 30% nos custos relacionados à impressão;
  • O outsourcing de impressão reduz o impacto ambiental em 60%.

Mas essas são só algumas das vantagens evidenciadas pela pesquisa. Outros 5 benefícios que podem ser notados na prática, são:

1. Menor custo de aquisição de equipamentos

O orçamento da empresa fica livre de comprar ou renovar os equipamentos de impressão, já que a companhia parceira fica responsável pela instalação e renovação das impressoras.

2. Despreocupação com manutenção

Também é responsabilidade da parceira de outsourcing a assistência técnica e intervenções agendadas para manutenção.

3. Melhor gerenciamento do que é impresso

As impressoras modernas estão integradas com softwares para gerenciar o que é impresso, por quem e em qual momento, gerando relatórios sobre consumos e como reduzi-los.

4. Disponibilização dos melhores equipamentos

Custos com depreciação e renovações necessárias são diminuídos, já que é responsabilidade da parceira renovar os equipamentos.

5. Segurança na impressão de dados importantes

A impressão é permitida apenas com a autenticação por crachá ou biometria nas máquinas, o que gera a certeza de que os documentos impressos serão realmente recolhidos e dados importantes não ficarão expostos.

A TR Service é a principal parceira de outsourcing para impressoras industriais inkjet

Com mais de 30 anos de experiência, a TR Service atua oferecendo soluções de impressão térmica que resultam em maior produtividade, economia e eficiência às operações de empresas corporativas e indústrias.

Como resultado da adoção da tecnologia para impressão, estão o avanço tecnológico do negócio, atuação sustentável e, principalmente, economia já a curto prazo. Converse agora mesmo com um de nossos analistas e saiba como aplicar as soluções de outsourcing de impressão em sua empresa. Conte com a TR Service!

Compartilhe esse post!