RFID para e-commerce: por que utilizar essa tecnologia em sua loja virtual?

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RFID para e-commerce: por que utilizar essa tecnologia em sua loja virtual?

Quem deseja ter sucesso nas vendas pela internet deve buscar formas de otimizar seus processos para ser mais eficiente. Em um mercado que cresce acelerado devido à transformação digital, a experiência do cliente (customer experience) pode ser o ponto decisivo para qualquer empresa.

Nesse contexto, a tecnologia é uma aliada poderosa das lojas virtuais — e uma das soluções para e-commerce que se tornou tendência é a RFID, graças à facilidade para utilizá-la e os benefícios que traz. Mas, afinal, você sabe para que serve e como é aplicada essa ferramenta na logística?

Neste post especial sobre o assunto, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é a tecnologia RFID?

A Identificação por Radiofrequência (RFID) é uma tecnologia de troca de dados que permite coletar as informações de um objeto por meio de ondas de rádio. Essa comunicação é possível graças a uma etiqueta ou tag que usa um microchip capaz de armazenar dados.

Na prática, a RFID é considerada a evolução do código de barras tradicional (EAN). Não à toa que empresas globais, como a própria Amazon, investem pesado no desenvolvimento de novas aplicações dessa tecnologia para uso em seus sistemas logísticos.

A utilização exige a implementação da seguinte infraestrutura básica:

  • impressoras adequadas;
  • etiquetas;
  • antenas e leitores dispostos na empresa;
  • sistema digital de gestão dos dados.

Porém, você pode se perguntar: como isso é implementado no e-commerce e por que é tão vantajoso? É o que mostraremos a seguir.

Como a RFID é aplicada no e-commerce?

Nem todo mundo sabe, mas a tecnologia RFID já é testada no mercado há mais de uma década. Isso fez com que diversas aplicações fossem desenvolvidas para os mais variados setores do mercado.

Contudo, o e-commerce representa um nicho bem particular, no qual as etiquetas inteligentes ganharam grande relevância. Veja alguns exemplos de como elas são utilizadas.

Rastreamento de entregas

Um dos diferenciais da RFID é que ela permite rastrear objetos de todos os tipos e tamanhos. Desde um documento impresso até um container inteiro, basta uma única etiqueta para que um grande conjunto de dados de identificação seja atrelado àquela carga.

No dia a dia do e-commerce, isso significa que a empresa — assim como o próprio cliente — pode monitorar em tempo real o trajeto das entregas. A própria identificação das mercadorias no despacho e na distribuidora se torna mais fácil, já que a leitura da etiqueta é mais simples que a de um código de barras.

Isso acontece porque não é preciso ter o campo de visão livre entre o leitor e a RFID, como no caso da tecnologia EAN.

Controle de estoque

Ao anexar uma etiqueta RFID nos produtos, o controle de estoque se torna mais eficiente. O gestor pode conferir rapidamente quais mercadorias tem à disposição, atualizando em tempo real o seu inventário.

Vale destacar, nesse sentido, que cerca de 8,7% das vendas são perdidas devido à falta de precisão no controle do estoque.

Gestão da cadeia de suprimentos

Mais do que simplesmente identificar itens no estoque e monitorar as entregas, a tecnologia RFID permite gerenciar melhor toda a cadeia de suprimentos. Do fabricante, passando pela distribuidora, até sua empresa e o próprio consumidor final, todas as etapas podem ser visualizadas.

O resultado, em alguns casos, é uma parceria interessante entre a indústria e o varejo. Com o compartilhamento de dados de estoque e vendas de ambas as empresas, por exemplo, a indústria pode usar os pedidos do consumidor final como gatilho para iniciar sua produção.

Isso significa que o produto entra em um fluxo contínuo da indústria até a entrega ao consumidor, minimizando o tempo de armazenamento e transporte para reduzir custos. Os benefícios, como detalharemos a seguir, são muitos.

Quais os benefícios para o e-commerce?

A visibilidade do sistema logístico permite que a empresa monitore as entregas e evite problemas que são comuns no setor. É possível identificar veículos para monitorar seu trajeto, por exemplo, otimizando o tempo de entrega e evitando paradas desnecessárias.

O risco de furto ou roubo de carga também é reduzido. Afinal, as mercadorias são individualmente marcadas e podem ser rastreadas, o que inibe a atividade criminosa durante o transporte.

Já o desempenho interno da empresa, por sua vez, é outro grande benefício. A produtividade tende a ser maior, já que alguns processos são automatizados — como o registro de entrada e saída de mercadorias, o controle de estoque e vários outros. A própria identificação e contagem de produtos é mais ágil, já que o leitor é mais fácil de usar que o do código de barras.

Por fim, vale destacar que esses diferenciais tendem a promover agilidade na entrega — o que valoriza a marca na visão do consumidor — e uma importante redução de custos.

Como implementar soluções para e-commerce na minha empresa?

Você pode investir em uma infraestrutura tecnológica própria e treinar sua equipe para utilizá-la. Contudo, quem busca soluções para e-commerce — seja de rastreamento ou impressão do DANFE Simplificado, por exemplo — pode fazer isso com mais facilidade e eficiência ao contar com o apoio de um especialista no assunto.

A TR Service é referência em soluções tecnológicas para a logística, atuando ao lado de empresas de e-commerce para promover a transformação digital na sua operação. Um bom exemplo disso é o sistema de rastreamento de produtos, que adota a tecnologia RFID.

Um dos diferenciais da TR Service é oferecer o outsourcing especializado para quem não tem uma equipe preparada ou os equipamentos necessários. Assim, são disponibilizadas as impressoras para manuseio das etiquetas, além de todo o suporte que sua equipe precisa para aprender a utilizar o novo sistema.

As soluções de automação para e-commerce, como você viu aqui, vieram para ficar. Então, coloque tecnologias inovadoras para trabalhar em seu favor e conte com o apoio de quem é especialista no assunto. Em pouco tempo, você constrói um diferencial frente à concorrência e fortalece sua marca na mente dos seus clientes!

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