Benefícios de terceirizar coletores de dados

redução de custos - coletores de dados -

Benefícios de terceirizar coletores de dados

Muitas empresas não conseguem ter resultados confiáveis dos seus ativos, justamente porque fazem o gerenciamento de forma manual, com coleta visual e registro em planilhas eletrônicas.

Realmente essa é uma prática que não dá muito certo…

A boa notícia é que para cada problema existe uma solução e, nesse caso, não é diferente. Com a tecnologia é possível sistematizar todos os recursos a partir de coletores de dados para processar informações vitais à organização.

Com esse recurso, as empresas passam a ter respaldo para uma análise de dados mais confiável e rápida – e a maior vantagem desses benefícios, a eficiência, é vista rapidamente a partir do outsourcing de coletores.

Será que eu preciso terceirizar coletores de dados?

Coletores de dados são equipamentos utilizados para realizar a coleta de dados de ativos com o objetivo de enviá-los para sistemas corporativos. Então, se você lida com esse tipo de informação no dia a dia, é possível que se beneficie da terceirização da aparelhagem.

Existem diferentes tipos de coletores, dentre os quais podemos destacar o RFID, o vestível, o veicular e o portátil.

Normalmente a ferramenta é empregada no acompanhamento dos processos de fabricação, gerenciamento de estoques de armazém, rastreamento de ativos, controle de entrada e saída de ativos e coleta de informações relacionadas a eles.

Com a transformação digital, terceirizar coletores de dados é um meio de agilizar o processo de coleta com alto desempenho. Como? Por meio de telefonia celular, WiFi, GPS, Scanner, leitor de cartão magnético, câmera e impressora, entre outros.

A pergunta, portanto, não é sobre se você precisa ou não utilizar coletores de dados, mas qual seria o melhor investimento: comprar os equipamentos ou terceirizá-los.

E a resposta é bem simples: comprar não é uma boa ideia!

Sabe por que? O preço de um coletor de dados varia muito e sua compra vai depender  de uma avaliação minuciosa do negócio. Afinal, é necessário saber o tipo de equipamento certo para cada coleta… fora que compras demandam um capital inicial alto, o que sempre onera o orçamento.

Além disso, quando adquire um equipamento, a empresa fica responsável pela manutenção, atualização e troca do aparelho em caso de defeito. Isso significa, nas entrelinhas, que, dependendo do custo de conserto ou da sua complexidade, o maquinário pode ficar indisponível por tempo indeterminado, atrasando inúmeras tarefas corriqueiras e trazendo um prejuízo enorme à organização.

De maneira geral, usufruir de atualização tecnológica e equipamentos novos é bom, mas demanda um investimento alto, não somente no equipamento em si, mas em pessoal que entenda desse tipo de inovação e possa fazer a gestão de acordo com medidas preventivas de uso – o que, a princípio, pode se tornar um custo mensal bem maior do que, simplesmente, locar tais equipamentos.

Por isso, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de melhorar o desempenho da sua empresa é através da terceirização de coletores de dados. É muito mais rápido, fácil e você vai pagar um valor mensal, conforme estabelecido em contrato, para tirar da sua equipe interna a responsabilidade pela manutenção e gestão dos maquinários locados.

Com o outsourcing de coletores e leitores de dados você tem os benefícios sem precisar investir em infraestrutura própria, agilizando todo o processo de coleta de dados. Os principais deles são:

Aumento de produtividade

Qualquer tarefa que envolva coleta de dados ganha vazão a partir do outsourcing de equipamentos. Isso porque os colaboradores podem se dedicar a outras tarefas e deixar o gerenciamento dos equipamentos com a empresa terceirizada.

Redução de custos

A terceirização diminui custos corporativos, já que a maior parte da demanda fica por conta da empresa contratada. Com isso, você reduz o tamanho das equipes nas operações, direcionando os colaboradores para funções mais estratégicas.

Além disso, toda a parte técnica, como substituição de equipamentos, manutenção e atualização, fica por conta da terceirizada.

Agilidade ao processar informações

Para coletar os dados de um ativo basta o colaborador apontar o leitor de código de barras ou usar o teclado alfanumérico do coletor. Tudo simples, fácil e rápido, sem a necessidade de utilizar processos arcaicos, como planilhas, que dificultam o trabalho da equipe e não trazem resultados eficazes.

Otimização do tempo de produção

Os coletores de dados otimizam o desempenho do processo ao promover a recolha de informações livre de falhas – o que, se ocorressem, prejudicariam a tomada de decisões e o correto gerenciamento dos ativos.

Como os equipamentos de coleta de dados são ágeis, os gestores passam a receber as informações mais rapidamente, facilitando a detecção de eventuais problemas no gerenciamento dos ativos.

Pintou interesse? Pois saiba que TRService traduz todas essas vantagens (e muitas outras mais) ao fornecer não apenas a terceirização dos coletores – com disponibilidade de backup e garantia estendida, por exemplo -, mas, também, a reposição dos insumos necessários, desde a impressão da informação até a efetiva leitura dos dados.

Quer entender como tudo isso vai fazer a diferença, na prática, para sua empresa? Nossos especialistas estão aguardando seu contato!

Compartilhe esse post!


TR SERVICE - icones de empresas do grupo - B v2
TECNOSET - logotipo rodape compartilhado 2023