5 estratégias para melhorar a logística do seu negócio

logística-rastreabilidade-outsourcing de impressão térmica

5 estratégias para melhorar a logística do seu negócio

m dos gargalos que impactam no crescimento de muitos negócios é a falta de estratégia na logística.

Para além da gestão de mercadorias, esse setor possui funcionalidades bem mais amplas e que requerem outros tipos de habilidades, como controle, monitoramento e organização.

Por ser uma área dinâmica e que trabalha com uma alta quantidade de dados, é praticamente impossível tratar todas as demandas de forma manual. Assim, para garantir eficiência e melhoria nos resultados, é preciso contar com a tecnologia.

Qual é o papel da logística nas empresas?

A logística é a área responsável por prover recursos e informações para executar todas as atividades de uma empresa.

Por ter uma visão mais organizacional, a logística faz a gestão de compra, entrada e saída de materiais, planejamento de produção, armazenamento, transporte, distribuição dos produtos e monitoramento das informações.

Todo esse trabalho consiste em fazer com que produtos e serviços cheguem ao cliente certo, na quantidade solicitada e no menor tempo e custo possível.

Além da tarefa não ser fácil, existem diversas variações que interferem no planejamento e nos custos das operações.

Por exemplo: alguns tipos de insumos farmacêuticos e medicamentos necessitam de armazenamento e transporte adequados, com sistema de refrigeração conforme orientação do fabricante, além de atender às normas da ANVISA.

Dessa forma, as especificidades de cada negócio e dos objetos que este lida, precisam sempre ser atendidos e cumpridos a contento.

Quais são os principais objetivos da logística

A logística tem o objetivo de melhorar a qualidade da operação e aumentar a eficiência dos processos de transporte e armazenamento, independentemente do tipo de negócio ou tamanho da empresa.

Em outras palavras, ela é responsável por toda a cadeia de suprimentos, impactando diretamente na satisfação do cliente.

Assim, se todo o processo roda conforme planejado, a logística vai atingir os seus objetivos, que são:

  • Redução de custos relacionados à movimentação de mercadoria;
  • Diminuição dos gastos internos da organização, já que algumas etapas do processo logístico são repassadas para empresas terceirizadas;
  • Obtenção de frete mais acessível;
  • Possibilidade de maior visibilidade aos processos, permitindo corrigir erros e atrasos nas entregas;
  • Entregas mais eficientes e ágeis;
  • Aumento da lucratividade com tecnologia que garante mais assertividade nos processos.

De maneira simplificada, a finalidade é disponibilizar todos os seus produtos e serviços na data acordada e conforme solicitado pelo cliente.

Mas, para que isso aconteça, é preciso estar sempre inovando e ter como aliada a tecnologia.

Por isso, elaboramos 5 estratégias para melhorar a logística em sua empresa, confira a seguir:

1 – Coletores de dados

Muitas empresas não conseguem ter resultados confiáveis porque todo o gerenciamento é feito de forma manual, com coleta visual e registro em planilhas eletrônicas.

Graças à tecnologia é possível sistematizar os recursos a partir de coletores de dados, que são equipamentos que coletam informações dos ativos e os enviam para os sistemas corporativos.

Os coletores agilizam o processo de captação de dados através de:

  • Telefonia celular;
  • WiFi;
  • GPS;
  • Scanner;
  • Bluetooth;
  • Câmera;
  • Leitor de cartão magnético;
  • Smart Card;
  • Cartão de memória;
  • Impressora;
  • Leitor de RFID, etc.

2 – Impressão Térmica

Impressora térmica é um equipamento de alta tecnologia que utiliza o calor como meio para produzir imagem ou texto em um papel especial, sem a necessidade de tinta ou toner.

O equipamento contribui de forma significativa para a melhoria da logística, porque garante mais resistência da impressão, ideal para remessas em que os produtos entram em atrito durante o transporte.

3 – Solução em Rastreabilidade

Os processos em logística são complexos e passam por várias etapas, que vão desde a aquisição dos insumos até a entrega ao cliente. E aqui entra a importância da rastreabilidade.

Essa é uma solução que permite identificar a origem e as diferentes fases pelas quais passa um produto ao longo da cadeia produtiva.

Além disso, inclui também todo o processo de distribuição até chegar ao consumidor final.

O ideal é utilizar uma aplicação que faça um rastreio personalizado, em que se oferece um sistema que identifica grandes quantidades de produtos, sem modificar a embalagem.

Dessa forma, a empresa consegue rastrear cada um deles em caso de extravio.

4 – Datador de embalagens Ind Jet

O Datador Ink Jet é a impressora mais utilizada para codificação de produtos por meio de jato de tinta.

Ela é utilizada, por exemplo, para marcar a data de validade e de fabricação em latas de refrigerante, uma norma obrigatória instituída pela ANVISA.

Na indústria, esse equipamento está relacionado a todos os tipos de produção, como recipientes de água mineral, alimentos, bebidas, produtos de higiene, beleza e cosméticos.

Perfeito para, além da marcação de validade, registrar todos os dados essenciais de fabricação, lote e rastreio da cadeia de suprimentos.

As máquinas de impressão Ink Jet têm alta capacidade de impressão, são ágeis, se integram facilmente a outras máquinas e têm sensores que detectam a movimentação dos demais produtos na linha de produção.

Dessa forma a impressão é realizada no local exato programado, além dos dados serem gravados individualmente e com alta precisão.

5 – Optar pelo outsourcing de soluções em logística

Soluções em logísticas podem ter altos custos quando a empresa opta pela compra de equipamentos e sistemas.

Além do valor do recurso, é preciso arcar com manutenções, trocas de máquinas ou investimento em inovações.

A melhor maneira de obter todos esses recursos e a um custo que cabe no seu orçamento é por meio do outsourcing, ou seja, da terceirização.

Isso porque contar com essa facilidade reduz consideravelmente a carga de trabalho da sua equipe, além, é claro, de todos os gastos com o processo.

Para otimizar a logística do seu negócio, a TR Service fornece soluções de identificação e rastreabilidade que visam satisfazer as exigências do mercado, utilizando tecnologia de ponta, inovação e processos altamente qualificados.

Na TR Service fornecemos insumos, peças, serviços de manutenção preventiva e corretiva, tudo para melhorar a logística do seu negócio, tornando-o mais eficiente e lucrativo.

Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como implementar essas soluções no seu empreendimento!

Compartilhe esse post!


TR SERVICE - icones de empresas do grupo - B v2
TECNOSET - logotipo rodape compartilhado 2023