Conheça a solução de Datadores Ink Jet

datador-ink-jet3

Conheça a solução de Datadores Ink Jet

O Mercado de Codificação conta com seis tecnologias distintas e complementares — CIJ (Contínuos Ink Jet), tecnologia da solução de Datadores Ink Jet, TIJ (Termal Ink Jet), TTO (Termo Transfer Online), Laser, P&A (Print and Apply) e DOD (Drop on Demand).

Cada tecnologia é aplicada em uma etapa de codificação, por isso, existem soluções para codificação primária, secundária e pallets, para diversos substratos, como papel, plástico, metal e para aplicação direta no alimento (uma marcação em ovos com tinta aprovada pela Anvisa, por exemplo).

Veja a seguir, um pouco mais sobre as características técnicas e de design da solução de Datadores Ink Jet, sua utilidade e como ter acesso a essa tecnologia.

Características dos Datadores Ink Jet

Os Datadores Ink Jet são compactos, têm alta capacidade de impressão, são rápidos — conseguindo atender a várias demandas —, não exigem manutenção constante e são de fácil integração à linha de produção.

Em toda linha de produção acontece a movimentação de insumos e produtos. Essa integração é possibilitada por um sensor presente nos Datadores Ink Jet que detecta esse movimento e realiza uma impressão exata no local programado.

Dessa forma, a gravação acontece individualmente e com alta precisão, mesmo que o item não seja plano. Há uma diversidade de produtos como frascos, caixas, embalagens flexíveis etc., que podem ser marcados sem problemas.

Para ter abrangência e essa flexibilidade na capacidade de gravação, é preciso configurar uma distância de 10 mm do local da marcação no produto. Assim, é possível gravar informações em vários itens diferentes.

A instalação da solução também é simples: ligada nas esteiras, na infraestrutura da linha de produção. Requer apenas um ponto de energia elétrica e um ponto na rede corporativa, para o monitoramento da ferramenta.

A manutenção do equipamento é feita periodicamente, conforme a sua forma de utilização. Se ela for utilizada em apenas um turno, a manutenção preventiva deve acontecer a cada 1 ano e meio.

Geralmente, as máquinas Ink Jet tem uma programação própria de horas trabalhadas para se fazer a manutenção. Por exemplo, a cada 14.000 horas é demandada uma manutenção preventiva.

Utilidades dos Datadores Ink Jet

A solução de Datadores Ink Jet faz parte da tecnologia CIJ Continuous Inkjet, de jato de tinta contínuo. Ele é carregado eletricamente para fazer a sessão dos pixels, pontos impressos no produto, mas, sem entrar em contato com o mesmo.

A solução é mais utilizada para efetivar a gravação do prazo de validade ou informações sobre o lote nas mercadorias. Há algum tempo essa norma é uma obrigatoriedade instituída pela Anvisa, para garantir a qualidade dos itens comercializados, principalmente os de alta perecibilidade.

Mas, além deles, recipientes de plástico, metal e outros elementos podem conter a gravação feita a partir dos Datadores Ink Jet, como latas de refrigerante. A tecnologia também é usada por empresas de extrusão de cabos, para classificação da bitola, por laboratórios em linhas farmacêuticas e nas indústrias em geral.

Como ter acesso a essa tecnologia

Atualmente, o mercado de Datadores Ink Jet é feito por meio da venda da solução. As empresas adquirem o item como ativo de TI, fazem a instalação em sua infraestrutura e passam a usufruir das vantagens da ferramenta.

Mas, como a manutenção de uma infraestrutura legada pode ser trabalhosa e muitas vezes onerosa para as empresas, o grande diferencial da TR Service como fornecedora e parceira em serviços, está na locação do equipamento, e no monitoramento e gestão desses ativos.

Vantagens do outsourcing de TI

O outsourcing de TI transfere a responsabilidade dessa gestão de ativos para a empresa parceira, que passa a se preocupar com os requisitos de qualidade das soluções implantadas — nível de criticidade e outros KPIs como:

  • MTBF: Mean Time Between Failures, ou tempo médio entre falhas;
  • MTTR: Mean Time To Repair, ou tempo médio para reparos;
  • A: Availability (disponibilidade);
  • MPd: Cumprimento dos planos de Manutenção Preditiva;
  • MP: Cumprimento dos planos de Manutenção Preventiva.

Todas essas métricas de desempenho devem ser corretamente mensuradas para aumentar a disponibilidade do equipamento e reduzir a ocorrência de falhas que oneram e atrasam os processos produtivos.

Dessa forma, as equipes de trabalho da empresa e os gestores podem direcionar sua atenção às suas funções e ao core business da empresa — se o produto está com a qualidade almejada e se a impressão o ajuda a disponibilizar melhor esses dados, por exemplo.

Formas de aquisição da solução de Datadores Ink Jet

O cliente interessado pode entrar em contato pelo site, pelo telefone e por todos os canais de atendimento disponibilizados pela TR Service para que seja direcionado a um executivo de vendas que realizará uma visita.

Dessa forma, é feito um levantamento da situação do cliente — pontos em que é necessária a instalação do Datador Ink Jet ou como ocorrerá o datamento do volume de produção da empresa, por exemplo, para determinar a solução ideal para a necessidade do negócio.

A TR Service apresenta uma solução com o serviço agregado e garante toda a disponibilidade da infraestrutura relacionada à solução para que a linha de produção seja o mais eficiente possível.

Logo, a gestão desse ativo passa a ser da TR Service, que dispõe de uma equipe especializada para realizar visitas periódicas ao cliente, a fim de garantir o correto funcionamento dos equipamentos instalados e o monitoramento dos KPIs estipulados em SLAs (Service Level Agreement).

Se os Datadores Ink Jet forem a melhor opção, serão apresentadas ao cliente. Mas, se a demanda for mais específica e exigir outra solução mais adequada, os executivos de venda da TR Service têm conhecimento e podem ajudar com a melhor ferramenta para codificação.

A tecnologia evolui rapidamente nos dias atuais, sendo de suma importância garantir atualização constante para a infraestrutura de TI. Ao final do contrato, se o cliente desejar obter novos equipamentos ou adaptar seu volume de produção, isso não impactará no seu capital.

Somos distribuidores oficiais de produtos Markem-Imaje. Dessa forma, a TR Service, conta com o portfólio completo de soluções em codificação e a solução de Datadores Ink Jet são apenas um exemplo de tecnologia que pode ser contratada.

E como andam os processos na sua empresa? Precisam de uma atualização nos sistemas? Entre em contato com a TR Service e descubra qual a solução ideal para o perfil do seu negócio!

Compartilhe esse post!


TR SERVICE - icones de empresas do grupo - B v2
TECNOSET - logotipo rodape compartilhado 2023