Manutenção de impressoras térmicas: Como garantir a continuidade do processo industrial?

manutenção de impressoras termicas

Manutenção de impressoras térmicas: Como garantir a continuidade do processo industrial?

Muitas cadeias produtivas não podem se dar o luxo de pausar suas operações. E a importância da continuidade se faz ainda mais presente nos processos industriais e de larga escala, onde alguns minutos de pausa podem gerar atrasos e prejuízos irreparáveis.

Para não ficar refém de possíveis quedas de operações em momentos críticos, é preciso ter uma boa estratégia, com uma equipe técnica qualificada para realizar procedimentos de manutenções corretivas e preventivas em todos equipamentos, inclusive em impressoras térmicas.

Por isso, neste artigo nos aprofundaremos no assunto a fim de apontar as soluções mais adequadas para manter a disponibilidade das linhas de produção.

A importância da manutenção de impressoras térmicas nas indústrias

Manter a produção em funcionamento é primordial para garantir o desempenho, não apenas do setor, mas de toda a empresa. Entretanto, sem a capacidade de realizar impressões, todos os departamentos são afetados.

Por outro lado, se realizadas de modo preventivo, as manutenções fornecem maior disponibilidade dos equipamentos, além de promover uma economia de custos, seja pela diminuição de tempo ocioso ou evitando que os maquinários necessitem ser consertados ou substituídos com frequência.

Ainda nesse contexto, uma gestão eficiente tem o potencial de fazer uma grande diferença na capacidade produtora do parque industrial. Com ela, todos desperdícios são minimizados, garantindo o alto padrão de entrega dos materiais impressos em menos tempo.

Como fazer a manutenção de impressoras térmicas?

Cada impressora tem o seu próprio processo de manutenção, de acordo com o fabricante. Porém, elencamos três pontos essenciais que podem ser aplicados independentemente do equipamento.

Atenção aos cabeçotes de impressão

Com o uso constante das impressoras, é comum que sujeiras e resíduos de tintas e ceras se acumulem nos cabeçotes. Caso não sejam limpos com frequência, manchas e erros de impressão podem ocorrer em grande escala.

Manter as impressoras térmicas limpas, em especial os cabeçotes de impressão, é rápido e simples, bastando apenas um pano sem fiapos e álcool isopropílico. Outras opções, como cartões e canetas de limpeza, também estão disponíveis no mercado.

Utilize os insumos adequados para sua impressora

Padronizar os insumos e utilizar suprimentos de qualidade garante uma impressão homogênea em todo o processo. Ao utilizar os produtos e configurações recomendados, a vida útil das impressoras tem um aumento significativo, assim como mantém a qualidade das impressões.

Mantenha uma rotina de manutenção

Verificar o status das impressoras, suas configurações e otimizar os processos para os usos seguintes economiza tempo durante as operações diminui custos com troca de equipamentos e reparos urgentes. Não à toa, toda companhia deve contar com uma equipe especializada em manutenções preventivas e preditivas de todo parque de impressão.

Os desafios da gestão de impressoras térmicas

Com tantas novidades surgindo no mercado de tecnologia, se manter atualizado e investir em equipamentos de última geração pode ser um desafio e tanto.

Além disso, custos de aquisição, manutenção, suprimentos e suporte adequados, que muitas vezes não estavam planejados, podem somar grandes quantias inesperadas e afetar o faturamento e lucratividade de toda companhia.

Definitivamente, lidar com sistemas, que ficam defasados rapidamente e integrá-los a novas tecnologias e processos não é tarefa simples. Nesse cenário, empresas de outsourcing de impressão e manutenção surgem como solução ideal, uma vez que trabalham em conjunto, paralelamente ou substituindo completamente a necessidade de se investir e gerenciar processos que não sejam relevantes para o core business da empresa.

Inclusive, um estudo recente realizado pela IDC/Lexmark avalia que 70% dos gestores veem modelos “as-a-service” de impressão como tendência para reduzir custos sem diminuição da qualidade de entregas.

Conte com um parceiro especializado para manter a disponibilidade nas operações

A melhor forma de garantir que o processo industrial da sua empresa esteja sempre otimizado e entregando os resultados possíveis, é tendo um parceiro de confiança, que entenda as necessidades do seu negócio e possa agregar valor ao reduzir custos enquanto aumenta a produtividade.

A TR Service faz parte do grupo Tecnoset, que está presente no mercado há mais de 30 anos, oferecendo soluções customizadas, insumos, peças e serviços de impressão para empresas de todos os portes.

Fale com um de nossos especialistas e descubra como a sua empresa pode de beneficiar ao fazer o outsourcing de impressoras térmicas.

Compartilhe esse post!