Como otimizar processos no e-commerce
Em 2020, durante a pandemia de coronavírus, a vida analógica de todo mundo mudou, literalmente, de uma hora para a outra. No turbilhão de novidades em isolamento, o mundo virtual se manteve estável – e, em alguns casos, até crescente – e vimos na prática a importância de otimizar processos no e-commerce.
As lojas virtuais são, hoje, responsáveis por cerca de 86% das compras dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Setores do E-commerce no Brasil. Estamos falando de todo tipo de varejo, desde itens supérfluos aos mais básicos e urgentes (como compras de mercado e sacolão) em e-commerce próprio, marketplaces ou contato mobile (WhatsApp, por exemplo).
Se a situação está favorável, por que nem toda empresa triunfa nas vendas online?
O gargalo pode estar na maneira de possibilitar a venda e distribuição das mercadorias. Mas, antes de pensar em logística, é indispensável otimizar os processos no e-commerce, criando condições desde o primeiro contato do potencial cliente para que ele não abandone o carrinho antes da conclusão da compra.
Aqui estão os pontos fundamentais de otimização desse processo. Considere-os um checklist para melhorar seu e-commerce antes de investir em outras (e mais caras) soluções de marketing.
Encurte a jornada de compra
Ainda que haja clara preferência do consumidor pela compra online, ela só se concretiza se houver simplicidade igual ou superior à compra em estabelecimento físico. Em outras palavras, se a experiência do usuário na sua loja virtual for complicada, o carrinho continuará vazio.
Para otimizar esse processo, invista em uma interface amigável e responsiva, em que o cliente vai achar o produto que quer com facilidade, levar ao carrinho e pagar por ele sem obstáculos. Usar boas fotos para ilustrar produtos, fazer descrições convincentes e apostar em ícones claros – de “comprar”, “pagar aqui”, “colocar no carrinho”, etc. – são ações essenciais para o sucesso do e-commerce.
Invista no auxílio automatizado
Seu e-commerce pode ser atrativo, responsivo, intuitivo e tudo o mais, e nada disso vai adiantar se você não acompanhar o potencial cliente para o caso de ele enfrentar problemas.
Estar “sempre online” é uma realidade através da automatização. Use chatbots para o auxílio durante a jornada. É importante que o cliente saiba que tem alguém disponível a ajudá-lo, seja durante a compra ou para tirar dúvidas sobre o produto desejado, mesmo que esse alguém não seja, a princípio, uma “pessoa de verdade”.
A automatização do primeiro contato pode ajudar nas vendas em horários alternativos, como madrugadas e feriados, em que a equipe não está disponível para atendimento.
Use o DANFE simplificado
Toda transação demanda a emissão da Nota Fiscal, certo? Mas, para o ambiente virtual, existe uma alternativa que reduz custos e esforço operacional dessa obrigatoriedade: o DANFE Simplificado por meio de etiqueta.
A divulgação de dados é reduzida nessa modalidade, mas ainda assim o documento é válido – e a empresa deixa de imprimir até 16 folhas de certificados para envio à Receita Federal. Para pequenas e médias empresas, isso é mais do que uma opção menos custosa: é vantagem competitiva.
Afinal, emitir DANFE de maneira otimizada auxilia na gestão do tempo, melhora o desempenho do registro digital e permite uma produção escalável de documentos de fiscalização.
O custo por etiqueta é bem menor do que o da folha da nota fiscal, já que para ela é possível usar qualquer tipo de papel, desde que tenha a largura mínima de 55 milímetros e contraste suficiente para leitura do código de barras.
Conte com outsourcing especializado
Nenhuma empresa consegue fazer tudo-ao-mesmo-tempo-agora sozinha. Não dá para estocar produtos, construir o site, criar os bots de atendimento, fazer marketing digital, imprimir as etiquetas de DANFE e gerenciar os clientes com uma equipe reduzida e sem expertise em cada uma das etapas.
Otimizar os processos no e-commerce também passa por investir em parcerias e terceirização de serviços especializados.
No caso da impressão das etiquetas para o DANFE simplificado, por exemplo, você pode contar com a TR Service. Além de outsourcing de impressoras térmicas, que diminuem consideravelmente os custos de impressão, também temos fábrica própria de consumíveis e suporte especializado durante todo o contrato.
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