5 dicas para evitar problemas fiscais na sua empresa

problemas-fiscais

5 dicas para evitar problemas fiscais na sua empresa

Qualquer empreendedor brasileiro possui o desafio de lidar com o sistema tributário, que é complexo e tende a gerar dúvidas até nos gestores mais experientes. Mas os problemas fiscais podem ser evitados através de algumas medidas.

Entendendo a importância de manter uma gestão eficiente e um acompanhamento mais criterioso das questões fiscais, evitando comprometer a saúde financeira do negócio, selecionamos 6 dicas essenciais para que você evite problemas fiscais na sua empresa. Vamos lá?

De olho nos problemas fiscais

Com a abertura do seu CNPJ, diversas são as responsabilidades para regularizar a atividade. Quando existe falta de atenção em relação aos problemas fiscais, problemas financeiros começam a aparecer. Seja pela necessidade do pagamento de multas, juros ou até mesmo de custos jurídicos para regularizar a situação.

Quando o cenário aperta, as dívidas também dificultam a obtenção de créditos e o impedem da participação em licitações. Em casos mais extremos, os empresários responsáveis podem até sofrer punições jurídicas.

Por isso, é fundamental trabalhar em uma frente preventiva, mapeando os principais problemas que podem acontecer.

Como evitar maiores problemas

Mas como fazer isso? Além de alguns cuidados que iremos apresentar, é fundamental contar com soluções tecnológicas capazes de automatizar alguns processos.

Adequação à legislação

A legislação brasileira passa por diversas transformações, sendo fundamental acompanhar todas essas mudanças para evitar prejuízos. É natural que haja mudança nos regimes tributários e a sua empresa precisa estar de olho nessas questões.

Planejamento fiscal eficiente

Como falamos, é preciso estar à frente dos problemas. Por isso, garanta um gerenciamento eficiente do pagamento de taxas e tributos, assim a sua empresa consegue até mesmo reduzir os custos de carga tributária.

Boas práticas de gestão

É interessante ter sempre auxílio para gerenciar as demandas fiscais da sua empresa. Além de uma empresa de contabilidade, aposte em ferramentas capazes de automatizar processos, além de contar com uma cultura de compliance fiscal.

Armazenamento de documentos fiscais

Caso a Receita Federal faça uma visita à sua empresa, ou caso a sua gestão necessite comprovar algo, é imprescindível contar com o armazenamento dos documentos fiscais. Neste caso, vale a pena ter a tecnologia como aliada, quando possível, guardando informações em nuvem e de maneira mais segura, lembrando sempre de garantir a validade jurídica de todos os documentos digitalizados ou nato-digitais.

Inovação a seu favor

Se você possui um estoque, provavelmente precisa prestar contas regularmente sobre as mercadorias armazenadas. Para isso, o ideal é possuir uma maneira de rastrear e monitorar todos os seus produtos. Uma solução muito eficiente é a utilização de etiquetas RFID, especialmente dentro do setor de alimentos e de saúde, onde um monitoramento de temperatura e umidade tem muita relevância.

A TR Service é uma empresa líder em codificação, identificação e rastreabilidade, oferecendo tecnologia de ponta para os mais diversos segmentos. Além disso, oferecemos uma solução completa para emissão de DANFE Simplificado. Quer saber mais como podemos automatizar os processos na sua empresa? Fale com a gente, sem compromisso!

Leia também: Entenda o papel da tecnologia de rastreamento no controle de estoque e vendas

Compartilhe esse post!


TR SERVICE - icones de empresas do grupo - B v2
TR SERVICE - icones de empresas do grupo - A v2