A importância das etiquetas personalizadas nas indústrias
Conhecer o produto é fundamental para entender o que está consumindo e detalhes a respeito da sua fabricação. Nesse contexto, um dos recursos que as empresas e indústrias utilizam para informar o cliente são as etiquetas.
Por meio delas, o consumidor tem acesso ao prazo de validade, lote de fabricação e outras informações relevantes. Não à toa, a escolha das etiquetas é uma etapa importante da linha de produção, visto que elas contribuem na comunicação com o cliente.
Se você quer saber mais sobre a importância de utilizar etiquetas personalizadas, continue acompanhando o post!
Qual a importância das etiquetas personalizadas nas indústrias?
As etiquetas personalizadas têm algumas vantagens, já que são importantes, tanto para a identificação de uma mercadoria quanto na publicidade da empresa. Elas tornam a comunicação com o consumidor mais transparente, anexando ao item todas as informações que ele precisa saber.
Outro benefício das etiquetas personalizadas é a versatilidade quanto à matéria-prima em que são produzidas. Elas são customizadas e podem ser adaptadas de acordo com a necessidade e perfil da empresa, adotando um layout que atrai o público.
Ter um layout personalizado, com uma identidade visual que seja compatível com seu negócio tem grande importância quando falamos em competitividade de mercado. Afinal, o produto precisa representar a empresa por meio dos componentes visuais.
Por fim, com a impressão customizada é possível garantir uma alta durabilidade das etiquetas. Dessa maneira, você mantém dados impressos com alta qualidade por mais tempo.
Quais são os tipos de etiquetas disponíveis no mercado?
No mercado é possível encontrar vários tipos de etiquetas disponíveis, cada uma com suas especificidades. Por isso, é importante conhecer um pouco a respeito de cada uma delas e qual modelo é o mais indicado para sua empresa e produto.
Pensando nisso, selecionamos algumas informações sobre os tipos de etiquetas para que você as conheça e, enfim, faça a escolha certa. Confira!
Etiquetas de papel
As etiquetas de papel são consideradas as mais baratas, justamente por serem de um material mais simples. Elas são bem conhecidas no mercado e, geralmente, são uma opção bastante atrativa para as empresas, já que também permitem a personalização.
Etiquetas resistentes à alta ou baixa temperatura
Alguns produtos exigem tipos específicos de etiquetas. Por exemplo, os alimentos congelados necessitam de uma identificação resistente a baixa temperatura. Caso contrário, a legibilidade das informações é prejudicada, impossibilitando que o consumidor faça a leitura do rótulo e outros dados.
Etiquetas removíveis
As etiquetas removíveis podem ser retiradas pelo cliente. Geralmente, a identificação é feita no próprio produto, mas quando removida, o item não é prejudicado. Esse tipo de etiqueta é comum, principalmente, em produtos como, vidros, cartões bancários e aparelhos eletrônicos.
Etiquetas resistentes à água ou a produtos químicos
São transparentes e utilizadas em produtos que precisam de um maior tempo de fixação das informações. São bem usadas para inserir instruções de uso ou restrições. Além disso, são encontradas em itens, como máquinas industriais e eletrodomésticos.
Como escolher a melhor etiqueta para seus produtos?
Agora que você sabe quais são as principais etiquetas disponíveis no mercado é importante entender como fazer uma escolha certeira e positiva para seu negócio. Para tanto, alguns fatores precisam ser considerados.
Confira quais são eles!
Analise seu produto
O primeiro ponto é compreender as necessidades do seu produto. Fazer essa análise é crucial para determinar qual é a etiqueta mais adequada de acordo com a embalagem e condições de armazenamento.
Como vimos, há etiquetas específicas para produtos que ficam em locais com altas ou baixas temperaturas. Também é preciso considerar quais são as informações essenciais para o consumidor e que tornam o processo de compra mais fácil e simplificado.
Conheça as normas do segmento
Conheça a legislação sobre o setor de atuação de sua empresa. É importante estar por dentro das normas que precisam ser seguidas quanto ao uso das etiquetas.
Geralmente, as obrigações legais envolvem uma série de condições referentes aos dados inseridos nelas, como data de validade, fabricação, etc.
Verifique quais os parâmetros que precisam ser levados em conta e como pode aplicá-los nas embalagens. Além disso, entender as especificidades do setor é essencial para manter uma comunicação transparente com o consumidor.
Consulte o departamento de marketing
Alinhar com o marketing quais serão as etiquetas usadas nos produtos ajuda a desenvolver uma comunicação que seja eficiente, informando os consumidores com uma mensagem atrativa.
O departamento de comunicação é capaz de apontar características do público que contribuem para decisões acertadas e personalizadas. Dessa maneira, fica mais fácil escolher qual é o tipo de etiqueta mais adequado para seu negócio.
Personalize suas etiquetas para o desenvolvimento dos negócios
É fundamental que todas as informações legais estejam fixadas na etiqueta. Lembre-se de que os rótulos contribuem para a conformidade dos produtos, por isso, uma apresentação adequada dos dados que ele necessita é indispensável para transmitir uma percepção positiva da sua empresa.
Garantir etiquetas personalizadas também gera valor para a marca e colabora para a experiência positiva do consumidor durante a compra. Ao investir em uma identificação visual é importante personalizar a comunicação.
Busque por uma parceria que auxilie no desenvolvimento de etiquetas específicas e direcionadas para os seus clientes. A TR Service oferece outsourcing de impressão, soluções de rotulagem, desenvolvimento de etiquetas personalizadas, automação, codificação, rastreabilidade e outsourcing de coletores de dados.
Entre em contato conosco e agende uma reunião para saber como nosso time pode ajudá-lo a criar etiquetas que atendam às necessidades do seu público!