A importância de estar em conformidade com as regulações de insumos gráficos nos serviços de saúde

A importância de estar em conformidade com as regulações de insumos gráficos nos serviços de saúde

O controle de qualidade nos hospitais é fundamental para uma gestão eficiente e responsável. Nesse sentido, é muito importante acompanhar o funcionamento de todas as etapas, a fim de fornecer segurança para profissionais e pacientes.

Em outras palavras, seguir normas hospitalares ajuda na organização do local e permite oferecer um atendimento de excelência.

A regulação de insumos gráficos, por exemplo, é um aspecto importantíssimo dentro desses ambientes. Afinal, esses equipamentos e materiais estão diretamente relacionados a atividades fundamentais para o controle de qualidade dos hospitais, como armazenamento de dados, identificação de pacientes e controle de visitantes.

Ciente disso, neste artigo, selecionamos algumas informações que você precisa conhecer sobre essas regulações que podem passar despercebidas no setor de saúde.

Boa leitura!

Qual a importância de seguir os protocolos de insumos gráficos nos hospitais?

Os protocolos hospitalares têm como objetivo promover um local seguro e eficiente para pacientes, visitantes e profissionais.

Seguir parâmetros nesse setor, ajuda a garantir o bem-estar de todos que utilizam o local. Por outro lado, entre todos, os gestores devem dar prioridade aos essenciais. A identificação de pacientes, bem como requisitos de armazenamento e limpeza, são alguns deles, pois minimizam os riscos à saúde dos pacientes e profissionais que atuam no local.

Protocolos são uma maneira de evitar equívocos e falhas que prejudiquem algum processo hospitalar. Na prática, a identificação incorreta, por exemplo, pode submeter pacientes a tratamentos e medicamentos errados.

Infelizmente, situações como essa ainda acontecem no setor de saúde. Por isso, se atentar aos procedimentos a serem seguidos ajudará a garantir um controle eficiente das atividades.

Quais são os principais pontos de atenção sobre insumos gráficos nos serviços de saúde?

Entender mais sobre os principais pontos relacionados aos insumos gráficos nos serviços de saúde é essencial para aplicar protocolos seguindo todas as diretrizes recomendadas e, assim, ter uma gestão positiva para os envolvidos, desde pacientes até profissionais e visitantes.

Separamos quais são os aspectos que merecem a atenção no setor de saúde. Acompanhe!

Identificação de pacientes

A identificação dos pacientes é uma etapa importante para dar continuidade e fornecer qualidade ao atendimento. O uso de pulseira de identificação hospitalar é uma das práticas que precisam ser seguidas.

Com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), fica claro que o uso desses mecanismos aumenta a eficácia dos procedimentos e organiza o atendimento de acordo com a urgência de cada caso, que é representado pela cor da pulseira.

Não à toa, o protocolo de Manchester é utilizado amplamente no sistema de saúde, com resultados satisfatórios. É feito uma triagem com base em dados clínicos e avaliação do quadro do paciente, sendo que essa fase precisa ser conduzida por um profissional de saúde capacitado, isto é, médicos ou enfermeiros.

Após a análise, o paciente recebe uma pulseira de identificação com os seus dados pessoais bem como a gravidade em que se encontra. Além disso, essas informações também ajudam a manter um padrão de espera segundo a necessidade de cada pessoa. Então, o protocolo tem como base os seguintes padrões de cores:

  • Vermelho (Emergência);
  • Laranja (Muito urgente);
  • Amarelo (Urgente);
  • Verde (Pouco urgente);
  • Azul (Não urgente).

Ao seguir o protocolo, o hospital consegue organizar o fluxo de pacientes e prestar a assistência adequada para cada caso.

Controle de visitantes

O controle de visitantes é indispensável em hospitais com o objetivo de garantir a segurança daqueles que estão no local. Entretanto, o hospital recebe um número alto de pessoas todos os dias, entre acompanhantes, fornecedores e assim por diante.

Diante disso, parece quase impossível ter um controle eficiente de visitantes sem a adoção de um protocolo. É importante que o hospital tenha um sistema de monitoramento com o uso de tecnologia aliado às necessidades do espaço.

Apostar em recursos tecnológicos e ter sistemas integrados, com dados precisos e interligados ao ponto e a agenda de horários, por exemplo, é uma alternativa que tem apresentado resultados expressivos no setor.

Controle de materiais

O controle de materiais e itens usados no ambiente hospitalar também é uma tarefa delicada para os gestores. Nesse contexto, o RFID ( Identificação por Radiofrequência) é uma solução que tem cada vez mais ajudado a gestão de hospitais. Com o recurso, você pode utilizar etiquetas que auxiliam a identificar o item em todas as etapas de um processo. Por exemplo, é possível monitorar o ciclo das bolsas de sangue por meio de leitores de radiofrequência, ou seja, fica mais fácil ter o controle ao automatizar a identificação de todos os materiais.

Tratamento acústico

O silêncio é indispensável para que médicos, enfermeiros e demais colaboradores consigam desempenhar de forma eficiente sua função. Além disso, com a grande circulação de pessoas em corredores e salas, o ruído pode prejudicar o bem-estar dos pacientes e funcionários.

É necessário estar atento às normas técnicas relacionadas ao nível máximo de ruído em um hospital, como a NBR 12179, NBR 10151 e NBR 10152. Dessa forma, o isolamento acústico das impressoras é essencial para manter o silêncio no ambiente hospitalar, reduzindo a exposição diária aos sons e minimizando os riscos à saúde das pessoas que circulam pelo local.

Como a TR pode ajudá-lo a se adequar às normas do setor?

Contar com uma empresa especialista no setor de saúde é uma forma de fazer melhorias visando a adequação aos protocolos e normas exigidos. Como mencionamos, a tecnologia tem um papel fundamental nesse sentido, otimizando recursos e agilizando processos.

A TR conta com soluções eficientes aliadas ao uso eficiente da tecnologia, como o desenvolvimento de etiquetas personalizadas até ferramentas direcionadas para o processo de coleta de dados.

O gerenciamento de insumos gráficos hospitalares tem impacto no bem-estar dos colaboradores, pacientes e visitantes do hospital. Para manter a segurança e priorizar a saúde de todos, há alguns protocolos que precisam ser colocados em prática, garantindo um atendimento de qualidade ao público.

A TR Service fornece soluções específicas para ter um ambiente hospitalar dentro de todas as normas regulamentadoras do setor de saúde. Entre em contato conosco para conversar com nossa equipe!

Compartilhe esse post!