Por que você deve terceirizar os serviços de impressões térmicas?

Por que você deve terceirizar os serviços de impressões térmicas?

Você sabia que é possível terceirizar os serviços de impressão térmica? Para indústrias que necessitam de rastreabilidade e controle em suas linhas, essa pode ser a forma perfeita de aliar produtividade e confiabilidade em seus equipamentos.

Quer entender melhor sobre o assunto e descobrir por que o outsourcing é uma boa ideia? Responderemos suas dúvidas neste artigo. Confira!

A terceirização de impressão térmica já é uma realidade

Começamos com uma pergunta porque percebemos que, no mercado brasileiro, ainda há pouco conhecimento sobre soluções de terceirização desse tipo de impressão, principalmente na indústria.

É um cenário curioso, já que o mercado está bastante acostumado ao mesmo processo envolvendo impressoras a laser, um tipo de locação muito mais maduro no Brasil.

O costume ainda é a aquisição dessas máquinas, mas o mundo inteiro já está percebendo que esse talvez não seja o modelo mais inteligente para lidar com o dinamismo, a flexibilidade e a eficiência de que indústrias e setor de serviços vão precisar para serem competitivos no futuro.

Existem muitos motivos para que isso ainda aconteça. O principal é a longevidade desse tipo de produto — um investimento que, mesmo que alto, vai durar bastante.

Mas essa é uma visão um pouco limitada sobre os prós e contras de cada modelo. Mesmo que um equipamento de impressão dure muito, ele vai, inevitavelmente, exigir dedicação nesse período: manutenção, troca de peças, limpezas etc.

E é nesse ponto que o outsourcing surge como uma grande saída focada em negócios. É sobre esse ponto que vamos conversar a seguir.

Os benefícios de terceirizar os serviços de impressão térmica

A impressão térmica, hoje, é utilizada principalmente na rastreabilidade de itens em linhas de produção e no controle de fluxos de atendimento, como o exemplo de etiquetas em hospitais.

Quando colocamos a comparação dos modelos (compra ou locação) levando em conta esse uso prático, algumas vantagens sobressaem muito a favor da terceirização. Veja quais:

Redução de custos

Começamos pelo argumento mais direto e atrativo da terceirização: alugar sempre vai ser mais barato do que adquirir. Mas isso não é apenas uma relação direta de compra ou assinatura.

O outsourcing de impressão terá um contrato abrangente que oferece não só o equipamento, mas serviços atrelados, reposição de insumos e suporte. Quando posto em uma planilha, você percebe que é muito mais barato terceirizar do que fazer tudo isso internamente.

Simplificação de processos de manutenção e controle

Se falamos de suporte, já podemos emendar com outra grande vantagem de bons serviços de terceirização de impressão térmica. Contar com ajuda especializada tira um peso enorme de profissionais e processos internos.

Um exemplo importante: normalmente, a aquisição de uma impressora térmica será responsabilidade da TI, preocupada em levantar necessidades tecnológicas e encontrar o hardware mais adequado — além de gerenciar a manutenção ao longo do tempo.

Já os insumos para essa impressora geralmente são de responsabilidade do setor de compras, que vai buscar por otimizar gastos com etiquetas e ribbons. Ou seja, são dois departamentos bem diferentes influenciando a utilidade do equipamento.

Quando você terceiriza, tudo isso é incluído em um só serviço integrado. A fornecedora não só vai alugar o equipamento, como garantir sua manutenção e a reposição de insumos.

Como resultado, você tem impressoras mais produtivas e que gastam seus recursos de forma otimizada. Um ganho para o tempo dos colaboradores internos e também para a economia de gastos rotineiros da empresa.

Readequação voltada à eficiência

Eficiência é uma palavra muito importante nesse contexto. E é por isso que o outsourcing deve ser tratado não só como uma oferta de serviço, mas uma parceria.

A terceirização da impressora pode ser uma oportunidade para incluir especialização na sua linha de produção. Bons parceiros ajudam a empresa a entender suas necessidades e adequar processos e equipamentos aos seus objetivos.

Sem contar que você tem mais flexibilidade para atualizar e renovar equipamentos com novas funcionalidades sem precisar reinvestir em uma atualização do maquinário. O ciclo da vida útil se torna secundário para priorizar o máximo de sua produtividade.

Continuidade e disponibilidade

Deixamos por último o que é, com certeza, o principal benefício na hora de terceirizar a impressão térmica. Pense no que seu uso na rotina significa para uma empresa.

Em uma linha de produção, ela é responsável por aplicar etiquetas de comprovação de que o produto passou por determinado processo ou precisa daquele código para que seja acompanhado em etapas seguintes.

O que acontece se essas etiquetas não podem ser aplicadas porque a impressora estragou? A empresa não pode continuar produzindo sem esse controle, o que significa interromper toda a linha.

No caso de hospitais, essa impressão serve para identificar e acompanhar clientes, acompanhantes, exames, processos etc. Elas dão uma visão confiável de etapas que influenciam a vida de pessoas. Não tê-las é razão para não atender.

Então, nesse caso, também o mau funcionamento da impressora significa paralisação. Nos dois cenários, a empresa perde seu fluxo produtivo e, por consequência, muito dinheiro.

Com um bom serviço de locação, você não só recebe equipamentos bem-cuidados, que não dão tanto problema, como também há garantia de impressoras reservas para uma troca de emergência. Uma paralisação de horas ou até dias pode ser resolvida em minutos.

A parceria de outsourcing como solução estratégica

A TR Service entende que para um projeto ter sucesso, é essencial que se tenha uma parceria que ofereça qualidade e confiança para seus clientes e por este motivo, há muitos anos somos parceiros da Zebra, oferecendo o que há de melhor para nossos clientes.  A Zebra oferece soluções que ajudam a resolver problemas complexos, conectando ativos, dados e pessoas.

Resumindo tudo o que conversamos, pensamos em abordar este assunto porque muitos diretores, gestores e empresários ainda tratam o outsourcing como uma simples questão prática — de custo e retorno —, mas é preciso ter uma visão mais abrangente sobre o assunto.

Quando pensamos que terceirizar os serviços de impressões térmicas traz ajuda especializada para dentro da sua empresa, com processos inteligentes de manutenção e controle, além de aumentar a produtividade em linhas de produção, o que vemos é uma grande solução estratégica.

É mais inteligência para a rotina administrativa e foco em resultados. Portanto, faça uma análise de seus equipamentos e processos atuais e perceba nessa solução uma grande oportunidade de negócio.

Gostou de saber mais sobre terceirizar os serviços de impressão térmica? Quer entender melhor como transformar outsourcing em resultados? Então, leia o case de sucesso da Oxiteno!

Compartilhe esse post!