Entenda o papel da tecnologia de rastreamento no controle de estoque e vendas

tecnologia para controle de entradas e saidas no estoque

Entenda o papel da tecnologia de rastreamento no controle de estoque e vendas

Otimizar processos e reduzir custos é parte da rotina de qualquer gestor. Nesse sentido, a integração da gestão de estoque aos processos de vendas é fundamental para qualquer empresa. Isso ajuda a manter a saúde financeira do negócio, evitando não somente a falta de produtos, mas também o desperdício.

Ainda assim, nem todo mundo sabe como colocar esse plano em prática. Pensando nisso, criamos este artigo completo para mostrar o papel da tecnologia de rastreamento no controle de estoque e vendas.

A seguir, explicaremos por que é importante estar atento a essa nova tendência, os benefícios que ela traz, como essas soluções funcionam e onde encontrá-las. Confira!

Os desafios no controle de estoque na era do consumo digital

Entre os diversos impactos da transformação digital na logística, dois deles merecem destaque no que diz respeito ao estoque.

O primeiro foi o aumento do volume de vendas e da própria concorrência, graças ao fortalecimento das lojas virtuais (e-commerces). Já o outro foi a possibilidade de otimizar em alto nível o controle de estoque e vendas.

O ponto é que quem usa a tecnologia ganha um diferencial competitivo valioso. Logo, ninguém quer ficar para trás e perder espaço. Surgem então alguns desafios a serem superados.

Dificuldade em rastrear produtos

Controlar em detalhes a localização dos produtos é um dos desafios das empresas. Segundo um estudo da Gartner, cerca de 50% das empresas ainda não investiram na transformação digital da cadeia de suprimentos. Assim, somente o ERP não é capaz de rastrear os produtos, realizando apenas o registro de quantidades e valores.

Falhas na distribuição e exposição

O varejo tem uma dinâmica muito ágil de movimentação de produtos. A reposição das gôndolas precisa ser feita no fluxo adequado, conforme as mercadorias são vendidas. Isso exige um nível de controle que representa um desafio para boa parte das empresas.

E não basta apenas monitorar quantidades e valores. A localização dos produtos deve ser pensada de maneira inteligente — tanto no estoque, quanto nas gôndolas. Não é à toa que podemos encontrar diversos estudos que mostram o impacto do posicionamento das mercadorias no número de vendas.

Falta de planejamento para reposição

Algumas empresas ainda adotam um sistema de reposição de produtos com baixo nível de planejamento. Isso significa que o estoque é acessado quando alguém percebe uma baixa nas gôndolas. O problema dessa abordagem é que ela aumenta o risco de uma ruptura de estoque ou mesmo de o cliente encontrar prateleiras vazias e buscar a concorrência.

Para a indústria, isso também é um problema. Afinal, quanto menor a eficiência do varejista em vender, menos previsíveis são os pedidos. Por isso, é preciso repensar a relação entre a reposição de estoque do varejista e a distribuição para as gôndolas.

As contribuições da tecnologia para controle de estoque e vendas

Os avanços tecnológicos dos últimos anos abriram as portas para a chamada Logística 4.0, na qual a cadeia de suprimentos tem vários de seus processos automatizados. Estamos diante de um alto nível de inovação — e o rastreamento é peça central dessa rede de soluções.

De forma geral, as empresas passam a controlar com mais detalhes a trajetória de cada item, seja matéria-prima, um insumo ou a mercadoria finalizada. A gestão de estoque do varejista, por exemplo, pode ser monitorada por meio de um software com interface intuitiva e organizada.

A própria indústria, por meio de parcerias estratégicas, pode rastrear os produtos e identificar o momento ideal para disparar novamente a produção. Inclusive, o rastreamento interno, do chão de fábrica à expedição, traz uma série de benefícios para a empresa. Confira os principais.

Rastreamento individual de itens

A possibilidade de mapear onde está cada item permite que o software mostre em detalhes qual a etapa de fabricação de um determinado lote ou onde está o caminhão de entregas. Tudo isso com atualização em tempo real.

Automação de processos de gestão

O rastreamento otimiza o controle de estoque e vendas por meio da automação de processos. Em outras palavras, deixa de ser necessário acompanhar pessoalmente certos níveis de produtos e solicitar a reposição — o próprio sistema pode ser programado para gerar uma notificação, agilizando o envio do pedido de compra.

Prevenção a rupturas e excessos

Com essa eficiência no controle dos materiais, a empresa pode manter o estoque no nível ideal para atender sua demanda. Isso significa não só evitar as rupturas, mas também os excessos.

Afinal, se o nível de um produto em estoque é alto demais, o custo de armazenamento é maior, o fluxo de caixa é comprometido e o próprio risco de vencimento de produtos perecíveis cresce.

Fica fácil perceber por que tantas empresas se movimentam para investir nesse tipo de tecnologia, não é mesmo? Vejamos, então, como implementá-las.

As soluções de rastreabilidade logística da TR Service

A TR Service é referência em soluções tecnológicas. Assim, para quem busca impulsionar a transformação logística, os produtos da empresa representam uma oportunidade valiosa.

A tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID), por exemplo, é um dos diferenciais da companhia. Por meio do fornecimento de etiquetas inteligentes, ela permite identificar em tempo real os produtos e etapas da cadeia de suprimentos.

Suas soluções de rastreabilidade visam imprimir com agilidade os insumos para monitoramento, enquanto as ferramentas de coleta de dados automatizam ainda mais processos, através da centralização e gestão das informações.

Dessa forma, com os dados organizados em uma plataforma, fica mais fácil tomar decisões, deixando de lado o achismo. Então, faça uma análise da infraestrutura da sua empresa e coloque essas tecnologias para trabalhar a seu favor.

Como você pôde ver, o controle de estoque e vendas pode ser totalmente integrado, trazendo resultados cada vez melhores. Quer entender como isso pode ser feito no contexto específico da sua empresa? Então, conheça o catálogo de soluções da TR Service e fale com quem é especialista no assunto!

 

Compartilhe esse post!