A sua fábrica está preparada para a páscoa? Faça o teste!

páscoa - logística

A sua fábrica está preparada para a páscoa? Faça o teste!

Com o retorno gradativo do comércio, a páscoa tende a voltar a ser o que era. Uma época de grande movimento, compras e alegria. Com isso, as indústrias do Brasil têm se preparado para uma época tão importante. E não estamos falando somente do comércio de chocolate não, uma vez que outros itens tendem a ser vendidos nesta época do ano, como brinquedos temáticos.

As datas sazonais são muito importantes para a economia do país, bem como para as empresas, pois representam a chance de maiores lucros e novas oportunidades de negócio. Ainda assim, se mostram desafiadoras. Explicamos melhor sobre a logística nesta época do ano e propomos um teste para descobrir se a sua fábrica se preparou bem para as demandas de 2022. Confira!

Os desafios da páscoa

O Brasil está entre os países que mais produzem chocolate e não é à toa que a época da páscoa é tão importante para o país. Mas, como toda sazonalidade no comércio, diversos são os desafios.

Nesse período, fabricantes e distribuidores trabalham para atender as necessidades dos consumidores sempre com antecedência. Para isso, os ingredientes, no caso do comércio de chocolates, precisa estar bem abastecido na fábrica, bem como é fundamental assegurar as etapas de expedição e separação.

Embora o lucro tende a aumentar, os gastos seguem a mesma linha. São custos de transporte que precisam ser contabilizados,  armazenamento adequado para não haver a perda de mercadorias, especialmente quando falamos em chocolate,  controle rigoroso de estoque, dentre tantas outras questões.

Mas com planejamento estratégico e as parcerias certas, a sua indústria pode garantir processos mais ágeis e maiores lucros em épocas sazonais. Abaixo, você confere um teste para entender o momento da sua empresa. Vamos lá?

Faça o teste

Descobrir como está a sua indústria pode ser o primeiro passo para refletir nas mudanças internas que precisam ser feitas. Talvez não para a páscoa deste ano, mas quem sabe para a próxima sazonalidade?

Para cada resposta afirmativa marque +1 ponto. Se a sua resposta for negativa, nenhum ponto é marcado. Ao final, basta somar e verificar se o seu negócio se preparou adequadamente para a páscoa.

1- Você possui fornecedores mapeados com cadastros atualizados?

Na época da páscoa, assim como em qualquer outro  momento de maior produção, é fundamental ter todos os fornecedores mapeados, para evitar problemas de fornecimento de insumos. Além disso, manter os cadastros atualizados evita contratempos e perda de foco durante a resolução de um imprevisto. Dê preferência para sistemas de controle automatizados!

2- A sua indústria está utilizando etiquetas RFID para controle de estoque?

Etiquetas RFID coletam dados e os enviam em tempo real, sendo ideal para ter controle da quantidade de mercadorias, assim como para controlar a umidade e temperatura, essencial quando falamos de indústria alimentícia.

Leia sobre RFID aqui!

3- A jornada das mercadorias é segura, com monitoramento em tempo real?

Assim como o RFID, outras tecnologias são capazes de monitorar a logística da sua indústria ainda mais de perto. Um exemplo são os coletores de dados e softwares de gestão.

Para entender melhor sobre soluções de rastreabilidade logística clique aqui!

4- A sua equipe de TI tem apoio de um parceiro especializado em demandas logísticas?
Apoio técnico é fundamental para desafogar o seu time de TI. Imagine que, a cada pequeno ajuste ou problema, os colaboradores são acionados. Isso, além de deixar a rotina mais lenta, desgasta todas as pessoas envolvidas. Um parceiro fornece o suporte necessário, de forma estratégica e especializada, ajudando, inclusive, na redução de custos.

5- A utilização de DANFE Simplificado já é uma realidade na sua logística?

O DANFE Simplificado nada mais é do que uma variação do DANFE tradicional, criado em agosto de 2020 com o objetivo de atender de forma mais estratégica o comércio. Por ser uma versão mais simples, como o nome já sugere, ela acelera a produtividade e ainda reduz custos e falhas operacionais.

Conheça mais sobre o DANFE Simplificado!

Confira o seu resultado!

Entre 5 e 4 pontos – No caminho certo!

Se você marcou entre 5 e 4 pontos, parabéns! Isso mostra a atenção da sua indústria aos detalhes. Muito provavelmente o seu negócio colherá os frutos disso. Só cuidado para não deixar tudo na mão da tecnologia. Um time bem treinado faz toda a diferença para o seu negócio continuar prosperando!

Entre 3 e 2 pontos – Atenção aos detalhes!

Opa, ainda existem pontos para dar atenção. Aproveite os links disponibilizados durante o texto para entender melhor como a transformação digital pode ajudar a sua indústria. Mas nunca se esqueça que um time bem preparado também é fundamental.

Menos de 2 pontos – Cuidado!

Se você marcou menos de 2 pontos, precisa avaliar a sua logística. Provavelmente você já deve estar sentindo os problemas que a falta de monitoramento e automatização estão causando. Mas não entre em desespero, é possível colocar tudo nos trilhos novamente. Clique aqui e saiba mais!

E se você chegou até aqui, esperamos que tenha gostado de entender mais sobre a transformação digital aliada ao planejamento estratégico para uma logística bem estruturada. Se você quer saber mais sobre as soluções que apresentamos aqui, basta falar com a gente. Sem compromisso, queremos entender melhor como te atender!

Compartilhe esse post!


TR SERVICE - icones de empresas do grupo - B v2
TR SERVICE - icones de empresas do grupo - A v2