6 aplicações RFID no setor industrial

principais aplicacoes RFID

6 aplicações RFID no setor industrial

O sistema RFID vem ganhando cada vez mais destaque pela facilidade de uso, velocidade na leitura, integração com sistemas e flexibilidade de aplicações. Não à toa, essa é uma das tecnologias mais visadas no setor industrial – do controle de produção ao gerenciamento logístico.

Além disso, são inúmeros os benefícios oferecidos pela implementação do RFID e, entre os principais, estão a excelente economia já alcançada a curto prazo, bem como a automatização industrial.

Saber um pouco mais sobre como funcionam as etiquetas RFID, bem como suas diferentes aplicações, é importantíssimo para planejar o crescimento dos negócios e, principalmente, não ficar em desvantagem competitiva.

E é sobre como utilizar essa tecnologia que trouxemos os tópicos a seguir. Confira!

Quais são as principais vantagens do RFID?

Além do uso industrial, as etiquetas e sistemas RFID já estão amplamente presentes nos comércios e para o público final.  Em sistemas antifurto, por exemplo, as tags são aplicadas em produtos e os leitores posicionados nas entradas das lojas identificam se determinado produto está saindo da loja sem a devida baixa da leitora.

Além disso, o RFID também está presente em cartões vale transporte, cobranças de pedágios, aberturas de portas automatizadas, entre outros. E tudo isso graças às vantagens que esse sistema proporciona na comparação com códigos de barras e QR Codes:

Maior velocidade de leitura

A captação das informações é feita em frações de segundos, sendo mais veloz do que sistemas semelhantes.

Tamanhos especiais

É possível desenvolver tags RFID em tamanhos milimétricos, o que permite sua aplicação em superfícies e produtos inviáveis para outros tipos de sensores.

Custo-benefício

Alguns modelos mais simples de tags custam apenas centavos, o que é excelente, principalmente para quem as utiliza em larga escala.

Excelente capacidade de leitura

A capacidade do sistema RFID de ler diversas tags ao mesmo tempo proporciona um ótimo ganho de tempo, principalmente para processos de produção.

Leitura à distância

Assim como a tag pode ser lida rapidamente, essa leitura também pode ser realizada à distância, facilitando processos logísticos.

As 6 principais aplicações do RFID no setor industrial

Com tantas vantagens em seu uso, é possível imaginar que o sistema RFID pode atuar em praticamente todas as áreas do setor industrial – do recebimento de matéria-prima, à entrega no PDV.

Confira as principais aplicações:

1.    Monitoramento logístico

A excelente capacidade de rastreamento que o RFID oferece permite que as empresas tenham mais recursos e tecnologia para impedir furtos ou desvios. Na prática, com o uso das etiquetas, as empresas podem monitorar suas cargas em tempo real, identificando se qualquer peça foi desviada do montante.

A partir desse gerenciamento mais detalhado é possível entender, inclusive, em quais etapas ou trajetos os produtos sofrem quedas e quebras, o que possibilita um planejamento logístico mais apurado.

2.    Conferência de produtos

A partir das informações gravadas na etiqueta RFID é possível identificar precisamente todos os dados de origem, quantidades, características, etapas de produção, entre outros. Assim, utilizando as certificações aplicadas no chip, o processo de conferência é incrivelmente mais rápido e seguro, superando possíveis desatenções humanas.

Outro ponto muito interessante é o de que a leitura do sinal permite que todas as informações sejam disponibilizadas para setores fiscais e tributários. Para grandes processos e grandes quantidades de materiais a serem conferidos, essa torna-se uma facilidade imprescindível.

3.    Automação industrial

A combinação de tecnologias como sensores inteligentes, softwares em nuvem e para transmissão de informações, permite que a utilização do sistema RFID atue como condutor da automação industrial para a indústria.

Em outras palavras, esse desenvolvimento tecnológico permite alcançar uma maior eficiência produtiva com recursos de alta inteligência, o que resulta também na diminuição de erros e ROI positivos.

4.    Controle de temperatura e umidade

As condições ideais de temperatura são importantes em qualquer etapa do processo de produção industrial. E com o sistema RFID, é possível perceber possíveis variações que possam influenciar na qualidade e na resistência dos produtos. É o caso de sorvetes, medicamentos e alimentos perecíveis, por exemplo.

A partir das etiquetas, há o monitoramento para perceber se os ambientes estão com as definições de temperaturas e umidades necessárias à produção, armazenamento e transporte. E, além do monitoramento sobre produtos, as etiquetas RFID possibilitam também que as temperaturas das máquinas sejam acompanhadas, o que é importantíssimo para evitar possíveis sinistros.

5.    Personalização de etapas da cadeia produtiva

Com a implementação do sistema RFID, é possível descentralizar os processos produtivos, o que permite a personalização das etapas, elevando a agilidade sem que a qualidade seja comprometida. Além disso, outros benefícios que podem ser percebidos na mão de obra, são maior segurança para os colaboradores, redução de custos e minimização de desperdícios.

Por fim, a automatização promovida pelo RFID também diminui a necessidade de atuação operacional dos colaboradores em processos repetitivos, mas de baixo valor agregado, o que pode garantir que o foco seja direcionado para atividades mais estratégicas ao negócio.

6.    Processos de montagem

É fundamental para indústrias que precisam demarcar peças, analisar reposições, identificar etapas, visualizar defeitos, entre outros. Por isso, com a organização de etiquetas RFID, as peças podem ser direcionadas em grupos que determinam as montagens mais rápidas e agilizadas, além de facilitar o acompanhamento de variações nos mix de produtos.

Implante tecnologias de rastreabilidade em sua indústria

A TR Service fornece soluções especializadas para levar produtividade, reduzir custos e escalonar a produção dos principais segmentos industriais.

Com tecnologias, como a codificação aplicada diretamente nas embalagens, o outsourcing de coletores e leitores de dados, automação industrial e rastreabilidade, conseguimos levar toda a nossa expertise com o uso de RFID.

Consulte todas as possibilidades de utilizar os recursos tecnológicos da TR Service em sua empresa e alcance novos níveis em seus negócios. Fale agora mesmo com nossos analistas!

 

Compartilhe esse post!