6 benefícios da identificação e rastreabilidade de ativos e dados na área da saúde

6 benefícios da identificação e rastreabilidade de ativos e dados na área da saúde

A área da saúde é um dos setores que mais se beneficiam do uso estratégico da tecnologia, em especial quando falamos sobre um tema complexo e muito importante dentro dos centros de atendimento: identificação e rastreabilidade de ativos e dados. 

No cenário atual, onde eficiência e precisão são cruciais, a capacidade de rastrear e identificar ativos e informações é fundamental para o aumento da qualidade nos cuidados ao paciente.

Os benefícios adentram em setores que o público sequer sabe que existem, ou não se dão conta de sua importância, como a gestão de estoques e os processos de correta identificação de cada pessoa atendida, suas limitações e riscos. 

Portanto, quando uma instituição toma decisões com base em dados, está fazendo um investimento na percepção pública da qualidade de seus serviços. Para além disso, está agindo corretamente, em conformidade com as normas vigentes, e pode colher os frutos da organização das informações por anos e anos.

Veja, abaixo, 6 benefícios da identificação e rastreabilidade de ativos e dados na área da saúde.

#1 Gestão de estoques e ativos sem erro

Manter o controle de medicamentos e equipamentos médicos é, com o perdão do trocadilho, vital em um ambiente de saúde. Nesse sentido, a identificação por código de barras, RFID (Identificação por Radiofrequência) e outras tecnologias similares permitem rastrear cada item de maneira única e precisa. 

Isso não só ajuda a evitar a escassez de suprimentos cruciais como,  também, reduz o erro humano e o desperdício, potencializando os recursos hospitalares. 

#2 Administração assertiva de medicamentos 

A administração incorreta de medicamentos é um problema sério na saúde, que coloca em risco a integridade do paciente e o reconhecimento da equipe médica. A melhor forma de evitar esses erros é contar com a tecnologia no processo, a partir da identificação em detalhes de cada paciente.

Com a identificação precisa, feita a partir de pulseiras com códigos de barra, em material durável e de qualidade, os profissionais podem garantir que o medicamento certo chegue ao destino igualmente correto, reduzindo erros médicos e aumentando a segurança da unidade de saúde.

#3 Dados clínicos na palma das mãos – a qualquer hora

A rastreabilidade não se limita a itens físicos. Na área da saúde, também é essencial rastrear dados clínicos. Isso permite o monitoramento em tempo real dos pacientes, histórico médico e tratamentos.

Em outras palavras, com a solução correta de identificação e rastreabilidade, os médicos podem tomar decisões baseadas em dados atualizados, personalizando cuidados de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

#4 Segurança hospitalar garantida

Soluções tecnológicas de identificação e rastreabilidade também desempenham papel fundamental na segurança do paciente, mesmo quando ele não sabe disso ou não percebe o benefício durante o atendimento. 

Além da administração correta de medicamentos, elas ajudam a evitar casos de pacientes trocados e garantem que os procedimentos médicos corretos sejam realizados nos pacientes certos, reduzindo as chances de erros médicos e prejuízos futuros, tanto ao hospital quanto aos pacientes atendidos.

#5 Melhora da eficiência operacional

A automação de processos melhora consideravelmente o nível de eficiência operacional em hospitais e clínicas. E a lógica é bem simples, até: com menos tempo gasto em tarefas administrativas manuais, os profissionais de saúde podem se concentrar mais no cuidado direto aos pacientes, o que resulta em uma experiência de cuidado satisfatória e segura.

#6 Possibilidade de decisões data-driven

A rastreabilidade de dados clínicos e a identificação de pacientes permitem a análise de dados em grande escala, o que auxilia na tomada de decisões informadas. 

Hospitais podem usar esses dados para melhorar seus protocolos de tratamento e alocar recursos de forma mais eficaz.

Bônus: conformidade com regulamentações

Você deve ter reparado que, ao longo do texto, falamos muito sobre “segurança”, “prática segura”, redução de erros e outros assuntos afins. Bater nessa tecla é muito importante, já que o menor erro em um ambiente de saúde pode levar a consequências catastróficas com as quais nenhum de nós gostaria de lidar, seja do lado da gestão ou do lado de quem procura o atendimento.

Portanto, vale lembrar que os benefícios da identificação e rastreabilidade vêm quando o fornecedor dessas soluções está comprometido a garantir a idoneidade do processo, bem como a integridade dos dados. 

Aqui na TR Service, todas as nossas soluções cumprem com as regulamentações e normas vigentes, de olho não somente na auditoria, evitando multas, mas na manutenção da confiança dos pacientes.

Você pode contar com nossos recursos para ter tudo isso, e muito mais, a partir de agora. Com nossa empresa sua instituição garante:

  • Segurança de dados
  • Atendimento adequado e seguro 
  • Atualização de dados em ERP em tempo real
  • Localização imediata de ativos, equipes e pacientes

A TR Service também trabalha com fabricação de etiquetas personalizadas para sua necessidade e equipamentos de criação e leitura de código de barras, entre inúmeras outras soluções de identificação e rastreabilidade.

Fale com a gente e conheça a excelência do nosso serviço!

Compartilhe esse post!


TR SERVICE - icones de empresas do grupo - B v2
TECNOSET - logotipo rodape compartilhado 2023