Etiquetas de autoclave e sua importância no setor de saúde

etiquetas autoclave

Etiquetas de autoclave e sua importância no setor de saúde

Diversos são os itens necessários e muito importantes no setor da saúde que podem ser até desconhecidos, como é o caso das etiquetas para autoclave.

Aqui, o tema principal é a correta higienização dos instrumentais médicos. Dessa forma, o foco está na esterilização de cada item, permitindo que eles sejam utilizados novamente de forma segura.

Já sobre as etiquetas, é preciso destacar que essas devem ser personalizadas e laváveis, além de apresentar certa resistência para sobreviver pelo processo de autoclave. Afinal, os adesivos garantem a identificação do item e sua correta distribuição.

Continue lendo este texto para entender mais sobre as etiquetas autoclave. Da definição do item à sua necessidade dentro do ambiente hospitalar, você compreenderá melhor a função do adesivo.

O autoclave no setor de saúde

Para entender melhor a importância das etiquetas para autoclave, é preciso primeiro compreender a que se refere este termo. Basicamente, essa é uma maneira de esterilizar os equipamentos utilizados no setor da saúde.

Aqui, não se fala apenas de hospitais, mas todos os estabelecimentos em que existe algum contato de ferramentas com resíduos. Por conta disso, existem, inclusive, regras da ANVISA para a correta limpeza e armazenamento dos itens.

O processo de Autoclave passa, na realidade, por um equipamento que utiliza do vácuo e de vapor sob pressão para eliminar microrganismos. Para tanto, a ferramenta é selada, aumentando assim a temperatura e a pressão da água.

Por meio dela, é possível esterilizar variados materiais, permitindo que sejam utilizados novamente. Assim, garante-se a integridade dos itens e a segurança de pacientes e profissionais da saúde.

O que são etiquetas para autoclave?

Durante todo o processo citado acima, é necessário identificar cada um dos itens dentro do equipamento. Seja por sua funcionalidade, pelo paciente ou pelo profissional que o utiliza, é importante saber a quem pertence o material.

Uma solução para isso é etiquetar cada um deles, garantindo o armazenamento correto de informações mesmo após sua esterilização. O que ocorre, entretanto, é que a alta temperatura e pressão tornam complicada a utilização de adesivos comuns. Em sua maioria, eles acabam se desfazendo dentro do processo, ou ainda perdendo as informações necessárias.

Sabendo disso, foram criadas etiquetas para autoclave, que têm como principal diferencial sua durabilidade. Feitas a partir de materiais de alta qualidade, elas conseguem aguentar essas situações até temperaturas acima dos 130°C.

Elas são ferramentas indispensáveis dentro de qualquer ambiente da saúde. Isso porque sua resistência permite que haja a correta identificação do ferramental utilizados sem que se percam as informações ali escritas.

O papel das etiquetas para autoclave na saúde

Como já explicado, as etiquetas para autoclave podem ser utilizadas em diversos ambientes dentro do setor da saúde. Muito mais do que somente em hospitais, essa é uma tecnologia que facilita a vida de milhares de profissionais em todo o globo. Além disso, também tornam muito maior a segurança dos pacientes.

1 – Laboratórios de Pesquisa

A necessidade de etiquetas de autoclave se apresenta nos diversos ambientes de saúde. No caso de laboratórios, por exemplo, é preciso realizar a esterilização de todos os materiais utilizados em qualquer estudo. Dos tubos de ensaio aos instrumentos de medição e mistura, tudo precisa ser limpo.

A não utilização do ferramental necessário pode comprometer diretamente nos resultados obtidos. Por isso, se faz preciso ter foco total na higienização de cada um dos itens, auxiliando também na segurança dos profissionais que ali trabalham.

2 – Clínicas e Consultórios

Clínicas e consultórios também utilizam muito desse tipo de equipamento. Aqui, podem ser considerados locais que cuidam de estética, tratamentos de saúde e de cuidados odontológicos.

Em todas as opções, há a necessidade de esterilizar os equipamentos utilizados, sejam eles agulhas ou outros itens. Além disso, possuir o ferramental e as etiquetas para autoclave no local representa economia de tempo e dinheiro, dado que com o processo mais rápido, é possível atender mais pacientes de forma segura e ágil.

3 – Hospitais

Por fim, o hospital é um centro com diversos equipamentos que necessitam ser esterilizados constantemente. Logo, a necessidade de um autoclave é ainda maior e mais clara.

Para seu correto funcionamento, porém, se faz preciso uma boa identificação. Afinal, quando comparado aos outros ambientes aqui citados, há muito mais material e profissionais. Sem instrumentos de identificação, a possibilidade de haver erros e perdas se torna maior e mais perigosa.

Conheça as soluções da TR Service para saúde

A correta higienização e esterilização de instrumentos médicos é necessária em diversos locais. Mais do que isso, é preciso identificar os itens conforme sua utilização, paciente e profissional responsável. Assim, contar com etiquetas para autoclave de qualidade é extremamente indicado.

Para isso, a TR Service se apresenta como um excelente parceiro para hospitais de todos os tamanhos. A empresa oferece diversas soluções para esse nicho, todas visando facilitar a rotina e diminuir os custos da instituição.

Se você se interessou, entre em contato conosco e saiba com a TR pode contribuir com soluções inteligentes para a área da saúde!

Compartilhe esse post!