Rastreamento de cargas em tempo real: como a tecnologia pode facilitar esse processo?

rastreamento de carga em tempo real

Rastreamento de cargas em tempo real: como a tecnologia pode facilitar esse processo?

Graças à transformação digital, a Logística 4.0 já é realidade em algumas empresas. Isso se tornou ainda mais visível durante a crise sanitária, gerando o crescimento da demanda por serviços de entrega e maior número de compras online.

Ainda assim, é natural se deparar com algumas dúvidas. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre monitoramento e rastreamento de cargas em tempo real? Quais as vantagens que essa tecnologia traz? Como ela funciona e onde pode ser encontrada?

Neste artigo especial sobre o tema, responderemos essas e outras perguntas. Confira!

Monitoramento e rastreamento de cargas: entenda as diferenças entre os termos

Monitoramento de veículos

O monitoramento está mais relacionado ao veículo. Na prática, é o acompanhamento feito desde o momento do envio de uma carga até a chegada ao seu destino.

Do ponto de vista gerencial, o monitoramento traz como benefício a possibilidade de saber se o motorista está seguindo o trajeto indicado. Além disso, é possível mapear as condições de trânsito em cada horário para sugerir rotas mais rápidas em horários de pico.

A tecnologia por trás do monitoramento de frotas é o GPS.

Rastreamento de cargas

O rastreamento funciona como uma espécie de evolução do monitoramento em tempo real. Por meio dele, a empresa consegue acompanhar não só o veículo, mas diversos eventos relacionados à carga e à equipe de transporte, como o tempo de parada, a localização, eventuais problemas mecânicos, etc.

Por outro lado, a solução utilizada aqui é a Identificação por Radiofrequência (RFID).

4 benefícios de aplicar o rastreamento de cargas em tempo real em seus processos logísticos

Ao compararmos o rastreamento com o monitoramento de cargas, notamos que os dados coletados são mais detalhados, algo que só é possível com o uso do RFID.

Essa tecnologia envolve uma comunicação por ondas de radiofrequência dispersas no ar.  Assim, os dados são enviados por antenas para que computadores com receptores e softwares específicos consigam decodificar o sinal.

Mas esse é apenas um diferencial da tecnologia, entre tantos outros. Destacamos abaixo algumas outras vantagens.

1. Previne furtos e fraudes

O rastreamento em tempo real garante à empresa um controle maior sobre tudo que está sendo feito com a carga. Dessa forma, o próprio motorista se beneficia com um nível mais alto de segurança — pois o RFID inibe tentativas de furto a partir da localidade informada no software.

Somado a isso, fraudes e falsificações de mercadorias também são evitadas, já que toda parada é identificada.

2. Otimiza a logística

A carga e a descarga se tornam mais ágeis, sobretudo porque o RFID facilita o processo de conferência das mercadorias. Cada pedido é identificado pelo código digital que pode ser lido por coletores específicos. Por consequência, os dados são automaticamente lançados no sistema, evitando falhas humanas no registro do estoque.

3. Melhora a relação com os clientes

A otimização de processos promovida pelo rastreamento de cargas em tempo real traz benefícios não só para a transportadora, mas para seus parceiros comerciais. A indústria alimentícia, por exemplo, depende de uma boa performance logística para evitar que produtos perecíveis se percam.

Nesse sentido, acompanhar de perto as condições do transporte permite que a empresa gere relatórios para seus clientes. E essa possibilidade de melhorar continuamente o trabalho, fortalece a parceria e beneficia ambas as partes.

Vale destacar que os dados também ajudam a avaliar o desempenho individual dos motoristas. São informações que permitem criar treinamentos, alinhar objetivos e tomar ações pontuais para que a equipe operacional seja cada vez mais eficiente.

4. Otimiza a gestão do tempo

Em tempos de transformação digital, a informação se tornou um verdadeiro ativo para as empresas. Ela é capaz de melhorar processos e gerar valor para os negócios.

No caso do rastreamento com dados de RFID coletados em tempo real, é possível criar rotas alternativas, mudar a ordem das entregas para ganhar tempo e atualizar constantemente a estratégia da empresa. Tudo isso mantendo uma comunicação direta com o motorista — mesmo quando ele está na rua.

Conheça as soluções da TR Service para o setor logístico

Como você pôde ver, o rastreamento em tempo real é uma ferramenta poderosa, capaz de reduzir custos, aumentar a eficiência e dar segurança à empresa. Por isso, a tecnologia vem se tornando um diferencial competitivo no mercado.

A TR Service, nesse contexto, se destaca como fornecedor por sua expertise no setor logístico. Com foco em rastreabilidade, suas soluções permitem identificar e imprimir etiquetas inteligentes personalizadas para cada mercadoria. Além disso, sua tecnologia para coleta de dados fornece uma infraestrutura ainda mais ampla para gerar informações úteis para as tomadas de decisão.

Então, se você quer máxima qualidade na sua operação e processos cada vez mais automatizados, vale a pena contar com o apoio de quem mais entende do assunto. Em pouco tempo, você implementará o rastreamento de cargas em tempo real e impulsionará a transformação digital na sua empresa!

Se gostou do artigo, aproveite e conheça melhor as soluções tecnológicas da TR Service  e automatize a sua logística!

Compartilhe esse post!