O que é rastreabilidade de produtos e qual sua importância para o setor industrial?

rastreabilidade de produtos

O que é rastreabilidade de produtos e qual sua importância para o setor industrial?

Informação é vantagem competitiva, e obtê-la em mercados acirrados garante a sobrevivência das empresas. Mas não existe maneira de garantir informação em tempo real sem contar com a tecnologia.

É a transformação digital que permite melhorias na manipulação de dados, informações e tomadas de decisão que podem garantir rapidez para produzir, transportar e entregar soluções, suprindo demandas específicas de mercado e entrega com agilidade para estar à frente dos concorrentes.

E é nesse ponto que a rastreabilidade de produtos precisa ganhar atenção especial na indústria. Com ela é possível saber qual a origem de determinado elemento, por quais intervenções já passou e, com isso, o nível de sua qualidade.

Entender como esse sistema funciona, seus benefícios e vantagens pode gerar a vantagem competitiva que resulta em economia e incremento de vendas para o seu negócio. Saiba mais a seguir!

O que é rastreabilidade de produtos?

Em um conceito direto, rastreabilidade é a possibilidade de acompanhar determinado objeto. Quando você envia uma encomenda, por exemplo, você tem um panorama geral de onde o produto esteve e onde está.

No setor industrial, a rastreabilidade de produtos vai muito além disso. Com esse sistema é possível ter informações muito mais detalhadas sobre determinada embalagem, matéria-prima, mercadoria, entre outros elementos com alta importância, seja para a cadeia de suprimentos ou para manter o padrão de qualidade na produção.

Contudo, para rastrear determinado elemento, é necessário utilizar um tecnologias, como o antigo código de barras ou o mais moderno RFID. A partir de então, é possível saber informações sobre a origem de determinado produto, qual seu destino e em qual ponto da cadeia logística ele está.

Em outras palavras, a fim de que o rastreamento de produtos seja aplicado, são necessários três elementos:

  • A identificação do produto através de recursos tecnológicos, como o RFID;
  • A inserção dos dados de origem do produto;
  • Informações sobre processos e destino do produto.

5 benefícios da rastreabilidade de produtos no setor industrial

Os benefícios da rastreabilidade de produtos alcançam praticamente todos os segmentos. Na fabricação de carros e autopeças, a rastreabilidade garante a origem, manuseio e processos pelos quais passaram as peças, evitando grandes problemas, como recalls.

Para as indústrias metalúrgicas, de confecção, de calçados, informática, tecnologia, entre outras que comercializam produtos, o rastreamento é praticamente indispensável. Confira abaixo algumas vantagens de adotar esses processos em sua linha de produção.

1. Transparência em todos os processos da cadeia produtiva

A cadeia produtiva tem diversas etapas, o que dificulta o acompanhamento de tudo o que ocorre e, como resultado, pode comprometer o padrão de qualidade. Assim, para não correr riscos, é importante manter o acesso aos dados por meio da rastreabilidade, que facilita a visualização de possíveis falhas e acelera os ajustes necessários.

2. Organização de recalls

Se determinados elementos não receberam a inspeção necessária e podem colocar a saúde ou a vida dos consumidores em risco, é obrigatório por lei que sejam realizados recalls. Nesse ponto, fica praticamente impossível realizar um recall completo com todos os consumidores se não houver a devida rastreabilidade dos produtos no processo de produção e logística.

3. Padronização das normas de qualidade

Muitas indústrias, como alimentícia e farmacêutica, demandam um controle de qualidade rigorosíssimo. Mas para que isso ocorra, é muito importante armazenar todo o histórico de informações sobre a produção.

Com a rastreabilidade de produtos, é possível acessar todos os dados armazenados e que indicam os mais específicos detalhes sobre como foi realizada a produção e por quais controles de qualidade aquele produto passou.

4. Administração de ativos

Ativos são equipamentos, máquinas e quaisquer outros elementos físicos de propriedade da empresa. O rastreamento permite analisar todo o ciclo de vida do equipamento, bem como sua depreciação ou ociosidade, aprimorando os níveis de atividade e aumentando o nível de aproveitamento desses itens.

5. Processo de logística interna

Etiquetas RFID podem ser utilizadas em diversos objetos, como pallets, containers, caixas e outros espaços de armazenamento. Por meio dele é possível rastrear as movimentações internas dos produtos, sua realocação, bem como controlar as baixas.

Como resultado, estão o monitoramento mais apurado e controlado do estoque e maior bloqueio contra furtos ou desvios.

Como implantar a rastreabilidade em seus processos industriais?

A implantação da rastreabilidade pode ser feita com código de barras ou aplicação de etiquetas RFID, que trazem a vantagem de serem altamente tecnológicas e integrativas com os sistemas de controles internos já utilizados na indústria.

A rastreabilidade por etiquetas RFID, acrônimo para Radio Frequency Identification, se dá com o uso de uma antena, um transceptor e uma etiqueta RF. O transceptor lê os sinais de radiofrequência emitidos pela etiqueta e os transfere para sistemas digitalizados, reproduzindo as informações.

O sistema RFID é utilizado nas indústrias, mas também já chegou ao consumidor final em supermercados. Com esse tipo de leitura os consumidores ganham tempo, os lojistas evitam quebras e a indústria atesta a qualidade de seus produtos.

Conheça as soluções de rastreabilidade da TR Service

Há 30 anos fornecendo soluções de TI aos seus clientes, a TR Service é capaz de implantar processos de identificação de produtos a partir da impressão de etiquetas RFID personalizáveis, as quais podem ser aplicadas nos mais diferentes segmentos e indústrias.

Aplicando as etiquetas RFID da TR Service, as empresas podem modernizar seus sistemas de armazenamento, manter o alto controle de qualidade e evidenciar a origem dos produtos.

Acesse o site da TR Service, conheça todas as soluções completas com rastreamento e solicite uma análise!

Compartilhe esse post!