Benefícios das soluções de rastreabilidade para o seu hospital

Hospitais - Rastreabilidade - Saúde - Hospital

Benefícios das soluções de rastreabilidade para o seu hospital

Instituições de saúde precisam contar com  diversas camadas de segurança, afinal lidar com vidas é assunto sério. Nesse sentido, a tecnologia possui um papel fundamental para garantir menos erros e processos mais rápidos, especialmente em épocas de maior movimento em hospitais.

Um exemplo são as soluções de rastreabilidade, capazes de identificar e localizar os mais variados itens, de bolsas de sangue a materiais alugados. A tecnologia de identificação está cada vez mais avançada e presente dentro de hospitais do mundo todo.

Mas como será que essa solução funciona? Quais os benefícios do rastreamento dentro de hospitais e como isso impacta no dia a dia de equipes médicas e pacientes? Criamos este artigo para responder essas e outras questões. Vamos lá? Boa leitura!

Soluções de rastreabilidade

Existem diversas soluções de rastreabilidade no mercado. Escolhemos algumas para aprofundarmos o conteúdo. Sendos elas:

Etiquetas

Utilizadas em diversos setores, as etiquetas são muito utilizadas dentro do ambiente hospitalar para identificar materiais, produtos e equipamentos. São extremamente importantes na identificação de medicamentos e bolsas de sangue, por exemplo.

Além disso, para que haja organização e controle  no atendimento de pacientes, também são usadas em pulseiras hospitalares, possibilitando o acompanhamento de pessoas internadas.

Coletores de dados

Nas etiquetas mencionadas acima, cabe a utilização de  códigos de barras ou QR Codes, acessando informações em tempo real.

Imagine que um profissional precisa verificar a quantidade ideal de dosagem por peso do paciente, através de um QR Code, ele pode acessar todas as informações necessárias. Isso garante mais segurança tanto para o profissional quanto para o paciente.

RFID

A identificação por radiofrequência, ou RFID, é um método de identificação automática que utiliza sinais de rádio, que recuperam e armazenam dados remotamente através de dispositivos.

A sua diferença com as soluções apresentadas acima, é que o RFID consegue ser mais assertivo e é ideal quando falamos em logística, pois ajuda a controlar estoques, evitando a falta de suprimentos.

Imagine  um hemocentro. Por meio do RFID, é possível controlar todo o estoque da unidade, bem como determinar qual utilizar em caso de emergência.

Benefícios para a área de saúde

Até aqui, já deu para perceber que as soluções de identificação são muito importantes dentro de instituições de saúde, correto? Listamos os principais benefícios para você que ainda está em dúvida se deve adotar essas opções no seu hospital.

Diminuir o risco de erros humanos

As soluções de rastreabilidade são capazes de diminuir o risco de erros humanos, já que as informações são obtidas de maneira  rápida e fácil. Além de consultar o rótulo de medicamentos e informações em etiquetas, é possível ter informações mais detalhadas através do código de barras e QR Code.

Garantir processos mais seguros

Por ter menos erros humanos, os processos se tornam mais seguros. Especialmente porque alguns desses processos podem ser automatizados, como é o caso de configurar um aviso quando o número de suprimentos no hospital estiver baixo ou quando algum material, como amostras de sangue, estiverem fora da temperatura indicada.

Controlar a entrada e saída de pessoas

O RFID pode ajudar no controle de entrada e saída de hospitais. Além de ser uma excelente opção para a segurança de pacientes, acompanhantes e equipes de saúde, também ajuda a prever horários e dias de maior fluxo, antecipando cenários em dias mais cheios.

Ajudar a identificar materiais terceirizados

Alguns itens terceirizados são os enxovais, materiais de consumo e instrumental cirúrgico. Como são itens utilizados em grande volume, pode causar confusão. Identificando os materiais, é possível prever uma economia de até 25% referente ao correto manuseio dos mesmos. Tudo isso se deve a uma melhor forma de controle e localização de cada um dos materiais e sua utilização.

Claro que esses são apenas alguns dos diversos benefícios das soluções de rastreabilidade, mas fica clara a necessidade desse tipo de tecnologia para auxiliar na tomada de decisões e construir um ambiente mais seguro para todos os envolvidos.

Ficou com alguma dúvida ou deseja entender como o seu hospital pode se beneficiar? Fale com a gente, sem compromisso!

Leia também: Logística na área de saúde: qual o papel dos coletores de dados?

Compartilhe esse post!


TR SERVICE - icones de empresas do grupo - B v2
TR SERVICE - icones de empresas do grupo - A v2