Por que adotar o outsourcing de TI na sua empresa?

Por que adotar o outsourcing de TI na sua empresa?

O investimento na terceirização de serviços corporativos já é uma estratégia adotada por várias empresas. Na área da tecnologia, o outsourcing de TI traz os benefícios que essa solução tem para uma das principais partes de qualquer empresa.

O outsourcing de TI pode ser aplicado a vários cenários. Mas quais são as vantagens desse serviço e como ele impacta os resultados do seu negócio? Confira o nosso artigo a seguir e entenda! Boa leitura!

O que é o outsourcing de TI?

O outsourcing de TI é uma solução criada para empresas que pretendem contratar um negócio parceiro para gerenciar parte das responsabilidades do setor. Ele pode envolver tanto a contratação de profissionais por um parceiro estratégico, como a gestão de equipamentos.

No primeiro caso, a empresa lista uma série de demandas e a empresa terceirizada direciona um time de técnicos, analistas e gestores conforme a sua necessidade. Eles podem ter o seu tamanho ampliado ou reduzido sempre que for necessário para atender as demandas internas.

Já no segundo caso, o negócio realiza o aluguel de equipamentos, como uma impressora térmica. Aqui, os processos de manutenção, troca de dispositivos e atualização de sistemas são de responsabilidade da empresa contratada.

Quais são os tipos de outsourcing de TI?

Atualmente, uma empresa pode contratar três tipos de outsourcing de TI. Conhecer como cada meio de terceirização funciona auxilia o negócio a evitar riscos e ter uma solução completamente alinhada com as suas necessidades. Veja a seguir os três tipos!

Outsourcing de TI offshore

Neste caso, a empresa contrata executará as suas ações fora do país em que o cliente se encontra. Esse tipo de serviço muitas vezes é escolhido por companhias que buscam uma maior necessidade de reduzir custos e podem contar com uma equipe interna.

O atendimento é realizado com o apoio de soluções de VoIP, troca de mensagens instantâneas e acesso remoto. assim, os times conseguem solucionar problemas mesmo sem estarem presentes no ambiente de trabalho.

Outsourcing de TI onshore

Neste caso, a empresa contratada executa os serviços no mesmo local em que seus clientes se encontram. Isso permite a redução de problemas culturais e garante que o time tenha mais agilidade na resolução de demandas: se alguma rotina demandar atendimento local, é muito mais fácil reduzir o impacto do problema.

Essa é uma das formas de terceirizar serviços mais comuns. Ela permite um atendimento mais ágil e que, em muitos cenários, pode ser executado junto ao usuário. Assim, a empresa pode ampliar o retorno do seu investimento.

Outsourcing de TI nearshore

O outsoucing de TI nearshore é semelhante ao offshore. Porém, nesse caso, os profissionais que prestam suporte aos usuários estão localizados em um país próximo ao do cliente. Assim, o baixo custo pode ser mantido com menos chances de problemas culturais atrapalharem o atendimento.

Nesse cenário, a empresa contratada também utiliza ferramentas de atendimento remoto. Assim, a qualidade do suporte pode ser mantida mesmo em momentos de alta demanda.

Quais vantagens o outsourcing de TI traz para a empresa?

O outsourcing de TI se tornou popular, principalmente, em função de seus benefícios. Em conjunto, eles contribuem para tornar o negócio mais eficaz, dinâmico e preparado para lidar com demandas diárias. Veja a seguir os principais ganhos que a empresa tem ao investir nessa solução.

Menores custos operacionais

No outsourcing de TI, a empresa paga apenas por aquilo que ela contrata. Isso traz uma grande possibilidade de cortar gastos, uma vez que o negócio não precisa lidar com equipamentos ou times subutilizados.

Podemos citar como um exemplo a realização de um projeto de migração de sistemas para a nuvem. A empresa pode contratar um time terceirizado temporário para auxiliar os profissionais internos a criar um plano de ação, treinar os times, executar a integração da nova ferramenta e corrigir erros. Tudo isso com um prazo muito menor do que uma migração feita com a contratação interna do time.

Se novos equipamentos forem necessários para realizar um evento, como tablets e impressoras, a empresa também garante mais agilidade. Os dispositivos são alugados rapidamente e podem ser devolvidos assim que seu uso for concluído.

Mais agilidade

O outsourcing de TI também dá mais agilidade para a empresa. Sempre que mudanças ocorrerem, o time de TI pode ser ampliado rapidamente.

Da mesma forma, a infraestrutura ganha mais escalabilidade. Não há a necessidade de passar por longos processos para aumentar o número de equipamentos existentes. Assim, a companhia despende menos tempo para atender as demandas externas.

Processos mais atualizados para a gestão

Os times terceirizados têm os seus conhecimentos alinhados com as principais estratégias do mercado. Para as empresas, isso representa uma grande possibilidade. Se o negócio possui uma infraestrutura de TI gerenciada com rotinas modernas, o seu nível de inovação e aproveitamento de recursos é maior.

Mais foco no core business da área

Ter atenção aos processos críticos de uma empresa é fundamental para garantir a alta performance de cada área. Com o outsourcing de TI, por exemplo, os times internos têm as bases para atingir os resultados esperados e, com isso, evitar quedas na qualidade das atividades internas.

Os times terceirizados podem ser direcionados para atividades secundárias, permitindo que a equipe interna trabalhe com mais atenção em projetos corporativos. Ao mesmo tempo, a menor necessidade de direcionar atenção para a compra, a manutenção e a troca de equipamentos garante maior foco em rotinas críticas.

Todo gestor sabe que a tecnologia tem uma importância crucial para as operações de seu negócio. Soluções de TI, nos últimos anos, foram responsáveis por grandes melhorias no ambiente de trabalho, seja reduzindo custos ou aumentando o nível de inovação interno.

Para garantir uma performance de ponta, a empresa deve estar atenta ao modo como a infraestrutura de TI é gerenciada. Ter um processo de gestão de qualidade evita problemas, reduz riscos e dá aos times um maior aproveitamento dos recursos disponíveis.

Nesse sentido, o investimento no outsourcing de TI é uma forma simples e inteligente de garantir uma maior integração da TI nas outras áreas da empresa. Apoiando-se na terceirização, a companhia consegue melhorar o seu fluxo de trabalho, mitigar erros e ter uma rotina de manutenção mais conectada com as suas necessidades. Ou seja, as inovações tecnológicas são uma solução estratégica para a empresa.

A sua empresa já investe na terceirização de algum serviço? Deixe seu comentário no post e conte-nos como é essa experiência!

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