Entenda como a terceirização de serviços ajuda na redução de custos

Entenda como a terceirização de serviços ajuda na redução de custos

Quem está à frente de um negócio, independentemente de seu porte ou segmento de atuação, sempre deseja promover a redução de custos. Com efeito, gastos com equipamentos, pessoal, insumos etc., tendem a impactar diretamente nos resultados da empresa.

Felizmente, há boas alternativas que podem ser acessadas, desde os elementos mais simples — como a redução do uso de materiais descartáveis — até a terceirização dos serviços. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, como reduzir custos na sua empresa acessando essa solução. Boa leitura!

Os tipos de serviços que podem ser terceirizados

Há diversos serviços que podem ser terceirizados, incluindo os de infraestrutura, logística, manutenção, segurança, facilities, limpeza e impressão. Além disso, não são apenas as novas organizações que podem implementar essa alternativa, mas todas as que almejam obter maior redução de custos e maior agilidade.

Por tais facilidades, que vêm se tornando cada vez mais evidentes, muitos empreendedores têm aderido à terceirização. Um bom exemplo pode ser encontrado no setor de serviços.

Eliminação de desperdícios

Seja qual for o tamanho da sua empresa, uma coisa é certa: sempre existem desperdícios relativos à impressão, envolvendo documentos que não deviam ser impressos, utilização incorreta de impressoras etc.

Por meio da terceirização, sua empresa pagará pela quantidade exata de páginas impressas, o que facilita um controle maior, evitando desperdícios e diminuindo os gastos com impressões.

Controle do setor

Devido à falta de experiência ou conhecimento, instauram-se certos níveis de descontrole no sistema de impressões de algumas empresas. Em algumas ocasiões, por exemplo, a organização adquire equipamentos custosos para obter impressão colorida sem necessidade.

Com a terceirização, por outro lado, você terá certeza de utilizar somente os equipamentos corretos para atender às atividades efetivamente úteis em seu dia a dia.

Suporte

Você pode dizer se a sua empresa está usando o toner ou o cartucho correto? A impressora pode não funcionar apenas por detalhes como esse. Com a terceirização, você terá certeza de usar os equipamentos corretos e, ademais, terá acesso a um suporte constantemente disponibilizado por profissionais capacitados e especializados no assunto.

Tempo

Você não terá que se ocupar com o desperdício de papéis, com máquinas que não estão funcionando, com a compra ou com a manutenção dos equipamentos. Dessa forma, terá mais tempo disponível para se dedicar às áreas cruciais da sua empresa.

Manutenção dos equipamentos

Suprimentos, consertos, tintas e os demais insumos contribuem para elevar as contas do final do mês. Isso, porém, não preocupa quem opta pela terceirização, pois a empresa responsável cuidará desses aspectos, o que será mais barato do que sempre ter que chamar por um técnico.

Qualidade das impressões

A qualidade das impressões é o resultado de todos os benefícios já citados. A partir da padronização das impressões e a obtenção das máquinas e do suporte adequado, o aumento da qualidade dos impressos será uma consequência lógica.

Serviços como fax, scanners e outros também podem ser oferecidos pela terceirizadora. As soluções, portanto, serão adaptadas às demandas e especificidades do seu negócio, aliando economia, velocidade e qualidade.

Os cuidados necessários na hora de terceirizar

A prioridade, em relação aos cuidados na hora de terceirizar, deve ser dada às características e idoneidade da empresa que será contratada. Nesse contexto, é altamente recomendável investigar seu histórico e verificar sua competência em relação à prestação dos serviços oferecidos.

Solicite certidões negativas referentes aos diversos encargos e tributos, assim como referências financeiras e comerciais, certificações de qualidade, ações trabalhistas vigentes e, principalmente, planilhas de custos abertas, a fim de compreender detalhadamente a composição dos preços praticados.

Os principais benefícios da terceirização

A terceirização, conforme mencionado, é a ação pela qual a manutenção ou o cumprimento e um processo ou serviço é repassada a um terceiro. Isto é, terceirizar implica em delegar certas atividades, para que outras pessoas jurídicas ou físicas cumpram algumas tarefas no lugar de sua própria equipe.

Foco no core business

As organizações que terceirizam essas atividades contratam prestadoras de serviço para realizar aquilo que, geralmente, não se relaciona ao core business da contratante. Desse modo, as atividades terceirizadas podem garantir que a empresa atinja mais eficazmente os seus objetivos.

Entretanto, para obter êxito, é preciso verificar criteriosamente os contratos sociais das empresas que estão sendo consideradas, analisando as cláusulas que designam objetos sociais. Isso permitirá conhecer melhor as áreas passíveis de terceirização e evitar preocupações.

Redução de custos

É de conhecimento geral, na atualidade, que a terceirização é capaz de reduzir significativamente os custos de uma empresa. Trata-se, em termos práticos, de um de seus principais benefícios.

Ao terceirizar determinados processos, a sua empresa gastará menos com o desperdício de máquinas e produtos, além de acessar as vantagens inerentes aos menores custos com substituição de pessoal em faltas e férias, trocas de funcionários e rescisões.

O passivo trabalhista, agora drasticamente reduzido, engendra uma maior previsibilidade dos custos mensais, que passam a ser firmados mediante a celebração do contrato com a terceirizadora.

Não obstante, a empresa contratante não será obrigada a observar convenções coletivas do setor em que atua ou, tampouco, equiparar benefícios da área administrativa.

Eficiência administrativa

De forma indireta, a sua empresa também poderá diminuir os custos por meio da redução das estruturas de Departamento Pessoal e/ou RH. Afinal, você não terá de se envolver em demissões e contratações, gerenciar benefícios e folhas de pagamento ou lidar com elementos relativos à segurança do trabalho.

Uma breve análise dessa questão, por mais superficial e sucinta, é capaz de lançar por terra as impressões de senso comum, segundo as quais a terceirização é mais cara do que ter um funcionário na empresa para executar as funções, por exemplo, de impressão de documentos e arquivos.

Dito de outra forma, a terceirização de serviços é tão evidentemente vantajosa e benéfica, já no curto prazo, que a maior parte das empresas tem optado por essa solução.

Cumpre ressaltar, por fim, que nos atuais ambientes de negócios, cada vez mais competitivos, a terceirização de serviços passou a ser considerada um verdadeiro sinônimo de qualidade e produtividade.

A prática, hoje comum entre as organizações de todos os tamanhos, é a melhor alternativa para quem deseja articular a redução de custos com a otimização dos serviços prestados aos clientes internos e externos.

É muito importante ressaltar que para um projeto de outsourcing de térmicas ser bem sucedido e atender com eficiência todas as etapas dos processos dos clientes, é essencial ter parcerias estratégicas com foco em qualidade, pois isso faz toda a diferença. Pensando nisso, a TR Service tem como parceiro a Zebra, oferecendo soluções para saúde, varejo, transporte, logística, manufatura e hotelaria.

Se você gostou do artigo, entre em contato conosco e conheça as melhores opções em serviços de impressão para a sua empresa!

Compartilhe esse post!