6 benefícios da tecnologia RFID na gestão de entregas

implantacao da etique rfid em embalagens para entrega

6 benefícios da tecnologia RFID na gestão de entregas

A gestão de entregas é o acompanhamento de todos os processos relacionados ao transporte e à movimentação de produtos de uma empresa, e isso envolve desde o planejamento de rotas até o monitoramento de veículos.

Na prática, esse controle deve cobrir cada etapa até que a mercadoria chegue às mãos do cliente. Ainda assim, o que nem todo gestor sabe é que a tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) traz benefícios valiosos para essa rotina.

Pensando nisso, criamos este conteúdo especial para mostrar os 6 principais benefícios de contar com essa solução inovadora. Confira!

1. Mais visibilidade na cadeia de suprimentos

O uso de RFID, essencial para a transformação logística nas empresas, é utilizado por meio de etiquetas que podem ser colocadas em lotes ou mesmo em unidades de produtos. O primeiro grande benefício que isso traz é um alto nível de visibilidade em toda a cadeia de suprimentos — algo que tem impactos positivos para todos os envolvidos.

Na indústria, por exemplo, é possível monitorar em tempo real o andamento das atividades e saber em que etapa está a produção de um lote desde sua chegada. Já na distribuição dos produtos fabricados, o gestor tem controle sobre quais itens foram enviados para qual cliente e onde estão naquele momento.

Setores mais específicos, como o alimentício, também usam esse tipo de visibilidade para ter mais controle de qualidade. Nesse caso, a etiqueta RFID rastreia, para cada produto produzido, quais foram os insumos, de que produtor vieram, qual a trajetória até o consumidor final etc.

2. Aperfeiçoamento dos roteiros de entrega

Seguindo a mesma lógica, o sistema de rastreamento de cargas em tempo real permite coletar dados do deslocamento dos veículos. O gestor tira proveito dessas informações em tempo real, identificando picos de trânsito e alterando as rotas para evitar atrasos.

Em um nível ainda mais personalizado, é possível atualizar os roteiros para que um mesmo veículo faça as entregas de um número maior de clientes. Em resumo, as decisões passam a ser baseadas em dados mais precisos e confiáveis.

3. Maior controle sobre o desempenho da equipe

Qualquer parada ou mudança de trajeto que um caminhão faça será identificado pelo sistema de rastreamento por RFID. Na prática, o nível de monitoramento que o gestor adquire aumenta seu controle sobre o desempenho das equipes.

Assim, motoristas e entregadores com desempenhos melhores podem servir de referência para o aperfeiçoamento do trabalho dos outros profissionais. Além de otimizar o deslocamento da frota, isso significa um aumento de produtividade valioso para a logística da empresa.

4. Mais segurança para a carga

Se o tempo de deslocamento se torna menor, outro benefício que o rastreamento oferece à gestão de entregas é a segurança da carga. Por um lado, temos o controle de paradas e desvios, algo que ajuda a evitar fraudes ou extravios de mercadorias da empresa.

Por outro, o próprio fato de a carga ter um sistema de rastreamento em tempo real inibe tentativas de desvio de materiais. Afinal, qualquer pessoa mal-intencionada vai pensar duas vezes antes de tentar interceptar mercadorias que podem ser localizadas.

É importante destacar também como isso se relaciona com a qualidade dos produtos. O exemplo da indústria alimentícia, citado anteriormente, ilustra bem essa questão. Ao produzir e enviar um produto perecível, é importante que a empresa tenha respeitado todos os protocolos e as boas práticas de fabricação e transporte de alimentos.

Nesse sentido, qualquer problema reportado pode ser tratado com agilidade e eficiência: por meio da RFID, todos os outros produtos do mesmo lote podem ser identificados para investigação, evitando que uma contaminação alimentar, por exemplo, afete mais pessoas.

Da mesma forma, a empresa pode disponibilizar ao cliente informações detalhadas sobre a origem de cada insumo utilizado na fabricação.

5. Redução de custos com transporte

Toda mudança estratégica em um negócio passa pela necessidade de avaliar seu impacto financeiro, sobretudo quando isso envolve a adoção de uma nova tecnologia. Diante disso, o uso de RFID na gestão de entregas se torna ainda mais interessante, já que o impacto no orçamento da empresa é positivo.

Por mais que haja um custo de implantação, ao coletar dados de localização e rotas em tempo real, a logística passa a tomar decisões com base em informações valiosas para otimizar sua gestão. O resultado, por sua vez, é o aproveitamento dos veículos para trajetos mais inteligentes, aumentando a eficiência da equipe e, consequentemente, reduzindo custos com transporte.

Isso acontece não só pela redução do consumo de combustível, mas pela preservação dos veículos — que reduz o custo com manutenção. De quebra, a empresa pode dar conta da sua demanda com uma frota menor, o que significa economizar com caminhões e mão de obra.

6. Aumento da satisfação do cliente

Como você pôde ver, o uso da tecnologia RFID para rastrear produtos e cargas causa uma verdadeira revolução na logística, chegando ao consumidor final. Um exemplo simples é a possibilidade de rastreamento da entrega, algo que já acontece de forma limitada com outras tecnologias mais simples.

Ao fornecer o código ao cliente, ele tem uma noção precisa de onde está o produto. No caso do RFID, a visibilidade em tempo real garante uma eficiência ainda maior do serviço. Logo, o risco de atrasos também é reduzido.

Com o uso da tecnologia RFID, estamos falando de aumentar a satisfação do consumidor, possibilitando o aumento da fidelização. Seja para um cliente pessoa física ou uma empresa, a realidade hoje é que o critério para a escolha na hora da compra vai além da qualidade do produto e do preço: todos querem uma entrega ágil, segura e confiável.

São diversos benefícios que deixam claro porque a tecnologia RFID se tornou um dos pilares da Logística 4.0. Então, coloque-a para trabalhar a favor da sua empresa e faça disso um diferencial competitivo!

Se gostou da ideia, aproveite para conhecer as soluções de rastreamento logístico da TR Service

Compartilhe esse post!