Logística: tendências para 2023

Logística: Tendências para 2023

Logística: tendências para 2023

Um dos mercados mais promissores no Brasil e que promete em suas tendências avanços e inovações para 2023 é, sem dúvidas, a logística.

Sem dúvidas este é um setor importantíssimo para o negócio, já que é por meio dele que insumos e produtos chegam às empresas e, claro, nas casas das pessoas.

Porém, a logística vai muito além da distribuição de mercadorias e insumos. Isso porque ela está envolvida em todo o ciclo do produto, do ponto de origem da matéria-prima ao consumidor final.

Ainda se incluem nesse processo o retorno dos resíduos e embalagens e até mesmo o próprio produto ao fim de sua vida útil, que é conhecido como logística reversa.

Como qualquer outro segmento, graças à tecnologia, a logística tem evoluído bastante e, assim, tem proporcionado cada vez mais controle e automatização dos processos.

Ainda assim, por mais avançado que um setor esteja, sempre há espaço para melhorias, visando proporcionar mais eficiência, agilidade e lucro.

Para se ter uma ideia, um estudo feito pela SmartHint revela que o  e-commerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022, em comparação com o período pré-pandemia.

No mercado global, a expectativa é que haja uma movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias em 2023, de acordo com pesquisa da Transparency Market Research.

Em outras palavras, isso quer dizer que grandes movimentações estão programadas para o decorrer do ano. E é por isso que algumas das tendências em logística presentes no exterior já estão sendo aplicadas em algumas empresas no Brasil.

Trouxemos uma lista dessas tendências para que você possa conhecê-las e implementá-las em seu negócio, de acordo com as possibilidades de crescimento que deseja para 2023. Confira a seguir:

Logística Verde

A sustentabilidade é uma pauta urgente que abrange todas as esferas da sociedade. E claro que a logística não poderia ficar de fora.

O seu objetivo é justamente redesenhar os processos de forma que seja possível reduzir o impacto da indústria no meio ambiente, permitindo o uso consciente de recursos, como combustíveis fósseis, e o uso de embalagens sustentáveis.

Internet das Coisas (IoT)

O avanço tecnológico possibilita integrar e automatizar operações, gerando redução de custos e ganho operacional.

É por isso que a Internet das Coisas será tendência em logística para 2023, porque garante maior controle das máquinas industriais, inclusive via aparelhos móveis

Assim, a IoT chega para monitorar todos os processos em tempo real, trazendo controle e facilidade na gestão em todas as etapas.

Rastreio Inteligente

Outra tendência para 2023 é o uso de sensores empregados para um rastreio inteligente.

Isso é, tais dispositivos vão estar em alta, pois realizam total controle do status da carga, desde o armazenamento até a entrega ao consumidor final.

Software as a Service

O Software as a Service (SaaS) é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço.

Com esse modelo, a empresa não precisa fazer instalações, manutenções e atualização de hardwares e aplicações.

Dessa forma, o acesso é baseado na Web, sendo executado nos servidores  do provedor, que tem a responsabilidade de gerenciar e manter a estrutura de segurança de dados e conectividade para a realização do serviço.

Logística 100% automatizada

Com tanta tecnologia, a tendência é que cada vez mais a logística seja automatizada, incluindo máquinas que conferem mais produtividade aos processos e reduzem o trabalho manual.

Através da solução de automação industrial da TR Service, sua empresa passa a ter maior eficiência, rapidez e segurança nos processos.

O nosso serviço se baseia na locação de células robotizadas e robôs colaborativos que atendem as fábricas de forma automatizada e já são tendência em todo o mundo.

Dentre os inúmeros benefícios dessa solução, podemos citar: aumento da capacidade produtiva, redução de custos, economia e assistência técnica personalizada, tornando-se parte da produção com uma alta tecnologia.

Que tal fazer parte do grupo de empresas que vão crescer no mercado de logística em 2023? Entre em contato com a TR Service e conheça nossas soluções!

Compartilhe esse post!


TR SERVICE - icones de empresas do grupo - B v2
TECNOSET - logotipo rodape compartilhado 2023