Por que pensar na rastreabilidade de insumos? Descubra em 4 motivos!

Por que pensar na rastreabilidade de insumos? Descubra em 4 motivos!

A rastreabilidade de insumos implica na capacidade de identificar o local e as condições exatas de um determinado item, independentemente da distância em que se encontra. Em algumas ocasiões, o conceito de rastreabilidade pode representar a garantia de confiabilidade e segurança de informações referentes à procedência do produto em questão.

Devido a essas características, trata-se de um elemento logístico de suma importância para todos os tipos de negócio, à medida que pode influenciar significativamente os seus resultados. Caso contrário, não seria possível acessar dados completos sobre o insumo e, logo, dificultaria o seu gerenciamento.

Pensando nisso, ao longo deste artigo apresentamos a importância e alguns dos principais benefícios da rastreabilidade, a fim de ajudar você a conhecer melhores formas de auxiliar a sua empresa. Boa leitura!

O que é rastreabilidade?

Controlar a movimentação de insumos nos mais distintos pontos de uma cadeia de suprimentos é algo do interesse de qualquer empresa, bem como das autoridades de Estado e dos consumidores finais. Cada qual com suas razões: seja por questões relacionadas às tributações, seja para obter maior precisão nos níveis de estocagem ou armazenamento.

Isso permanece válido para todos os tipos de indústria, pois ter pouca visibilidade e monitoramento é algo que, entre outros fatores, prejudica:

  • a administração de recursos empresariais;
  • o atendimento aos clientes;
  • a lucratividade da organização.

Caso os níveis de um estoque não sejam corretamente gerenciados, a empresa corre o indesejável risco de perder produtos, cargas e/ou insumos. Quando se trata de equipamentos, a situação pode se tornar ainda mais crítica.

Para ter uma ideia, basta refletir, por exemplo, sobre os custos gerados por negligência à manutenção de aparelhos e maquinários complexos ou nas perdas referentes a itens que, embora pequenos, representem altos custos para a organização.

Justamente por isso os investimentos na rastreabilidade de insumos são tão relevantes. Ao reduzir ou minimizar consideravelmente os imprevistos com a indisponibilidade de equipamentos ou rupturas de estoque, é possível evitar impactos negativos, como o comprometimento da rotina de atividades e o cancelamento de operações.

Como a rastreabilidade pode ser implementada?

Todos sabemos que, na atualidade, o tempo é um recurso escasso e, portanto, altamente valioso. Desse modo, cada minuto desperdiçando em busca de algum insumo pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma operação. Isso pode se tornar ainda mais grave quando a identificação de uma eventual falta ocorre apenas durante um momento de necessidade.

Sendo assim, é altamente recomendável manter os sistemas de estocagem em ordem, para que todos os itens sejam facilmente encontrados. É necessário, também, manter um controle devidamente atualizado dos insumos disponíveis.

Facilitar o controle e o acesso por meio de uma solução eficaz de rastreabilidade assegura ganhos significativos de performance, evitando maiores problemas. Não se esqueça de que a tecnologia é sua maior aliada nesse processo.

Quais são os principais benefícios?

Os benefícios do rastreamento de cargas, insumos e produtos são contínuos. Com efeito, ao acompanhar todos os processos você poderá otimizar distintos fatores decisivos, tais como o a agilidade das trocas, a eficiência das operações e, principalmente, os prazos de entrega. Entre os demais benefícios, destacam-se:

1. Segurança

Os transportes estão sempre sujeitos a imprevistos, como acidentes e assaltos. Dependendo da região, essas situações são mais comuns e, frequentemente, os empreendedores perdem cargas importantes pela impossibilidade de localizar um caminhão roubado.

Com a rastreabilidade, porém, é possível monitorar desvios de rota, sendo comunicado imediatamente quando ocorrer quaisquer situações imprevistas e, assim, acionar a polícia e localizar as cargas roubadas.

2. Controle de qualidade

O acompanhamento de todos os percursos permite analisar a performance de cada colaborador, avaliando a existência de lentidão ou paradas indevidas. A tarefa de verificar o desempenho de um veículo e estabelecer uma comparação com os demais integrantes da frota é outro aspecto bastante interessante.

Todos esses dados reunidos a partir da rastreabilidade contribuem para que você estude com mais propriedade o seu negócio, traçando estratégias de planejamento e qualificação logística dos seus insumos e produtos. Essa medida permite obter destaque perante a concorrência e elevar a rentabilidade do negócio.

3. Diminuição de problemas

A redução de problemas é um objetivo de suma importância, podendo ser atingido a partir de dois elementos principais.

Aprimoramento de processos

Você pode detectar quais são os processos que realmente atrasam a sua linha de produção ou geram mais custos. Com esses dados, você poderá aplicar melhor o tempo para traçar novas estratégias de planejamento, melhorando os seus indicadores.

Agilidade no tempo de resposta

Há uma série de questionamentos que podem ser respondidos com os dados coletados: após a validação de qualidade o insumo ainda apresenta algum defeito? A partir da identificação de lote, o problema poderá ser rapidamente solucionado? As matérias-primas são, de algum modo, diferentes do esperado? A expedição foi atrasada ocasionando o vencimento?

4. Encontrar o cliente para recall

Lembre-se de que os clientes querem sempre ser informados acerca da entrega dos itens adquiridos por eles. Repassar essa informação é crucial para estabelecer relacionamentos de proximidade e transparência.

Logo após a realização da compra, o produto deve ficar sob a responsabilidade do setor logístico. Nesse momento, o controle não pode, sob nenhuma hipótese, ser perdido, uma vez que as informações repassadas aos clientes devem ser exatas.

O resultado pode ser notado em previsões de entregas mais acertadas e no aumento da confiança dos consumidores em relação à sua marca.

Cumpre ressaltar, por fim, as áreas da indústria que mais se beneficiam da técnica de rastreabilidade. De fato, tanto na área agrícola quanto na industrial, os métodos que vem sendo empregados permitem boas condições na identificação de insumos como pertencentes a agregados produtivos ou lotes para a sua retirada ou inserção no mercado.

Leve em consideração que os próprios registros de rastreabilidade permitem identificar a procedência de cada matéria-prima e todos os insumos que foram utilizados na confecção dos produtos ou de novos insumos.

Gostou do artigo? Então, não perca a chance de assinar a nossa newsletter e receber, de modo simples, fácil e prático, os melhores conteúdos sobre os processos de identificação e rastreabilidade industrial!

Compartilhe esse post!