Logística na área da saúde: Qual o papel dos coletores de dados?

logistica na area da saude

Logística na área da saúde: Qual o papel dos coletores de dados?

Ainda que muitas pessoas não se recordem disso, existe todo um processo de logística na área da saúde. E são diversos os pontos de interesse que um hospital tem quanto ao tema. Assim, é preciso sempre estar atento às oportunidades de melhoria nesse fluxo.

O que ocorre é que, em geral, pensa-se somente no hospital como um ambiente de saúde. A afirmação não está errada, ainda que incompleta. A verdade é que se faz necessário todo um gerenciamento dentro desse ambiente, quase como em uma grande empresa. Logo, logística é um dos departamentos importantes no espaço hospitalar.

Há todo um manual que deve ser seguido por aqui, que compreende os desafios na gestão de materiais aos serviços prestados. Para cumpri-lo, é necessário entender sua importância e seguir exemplos positivos para beneficiar a organização.

Ficou interessado no assunto? Confira abaixo como realizar a logística na área da saúde de forma mais eficaz e moderna com o auxílio de algumas ferramentas.

O que é logística hospitalar?

A logística na área da saúde pode também ser conhecida como logística hospitalar. O termo é bastante conhecido dentro do ambiente médico, sendo respeitado como um dos mais importantes do setor.

A logística por si só é um departamento já conhecido em praticamente todas as empresas. Sua função, como é de conhecimento, é gerenciar o fluxo de materiais e produtos. Assim, tem como objetivo satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível.

Adaptando para o ambiente hospitalar, pode-se dizer que seu papel é o mesmo, porém com outros itens. Aqui, saem a matéria prima e os produtos finalizados, destacando os insumos e materiais que o espaço necessita.

Um bom exemplo disso ocorre com a pandemia vivida em 2020. Muito mais do que buscar por uma vacina, se faz necessária uma logística na área da saúde para que o imunizante chegue a todos de forma segura. Essa é, pelo menos, a forma como o portal Métropoles noticia a situação.

Acontece que, mesmo em momentos considerados normais, é preciso ter foco nessa gestão. Afinal, é ela que garantirá o perfeito funcionamento de qualquer unidade de atendimento de saúde.

A importância da logística na área da saúde

Agora que se sabe o que é a logística na área da saúde, é preciso entender sua importância dentro desse ambiente. Muito mais do que apenas auxiliar os outros departamentos da organização, é ela quem garante seu funcionamento.

A afirmação acima pode parecer um pouco exagerada, mas, por meio de exemplos, você perceberá que não é. De fato, a função deste setor pode até ser considerada subestimada pela grande população.

Imagine, por exemplo, que você não se sente bem e necessita ir a um hospital. Independentemente de este ser público ou particular, você passará por uma consulta e será encaminhado para uma área específica.

Nesse primeiro contato, provavelmente será feito um exame rápido, a fim de entender sua situação. Aqui, é bem capaz de serem utilizados alguns materiais. Após isso, você pode ser direcionado, talvez, ao ambulatório para tomar soro.

Nesse momento, serão necessários itens como agulha, seringa, bolsa de soro, uma cadeira, entre outros. Algo que já é tão comum para o paciente e a importância destes itens às vezes pode ser até imperceptível. E aqui nem foram citadas as luvas e demais itens que os profissionais deverão utilizar.

Pois bem, sem a presença de qualquer um desses instrumentos, você pode ficar sem atendimento. Essa é a função e a importância da logística na área da saúde: evitar que, por falta de materiais, o paciente deixe de ser atendido de maneira correta.

Os desafios da logística na área da saúde

Com todas as explicações feitas, está na hora de entender um pouco mais dos desafios que ocorrem dentro desse setor. Na verdade, a logística na área da saúde pode ter vários gargalos, os quais podem complicar o andamento da rotina.

Uma situação bastante comum, e que merece grande atenção, está nos medicamentos que se encontram no hospital. Afinal, com tantos itens à disposição, é preciso um controle sobre sua validade, lotes, quantidade e frequência de uso. Sem isso, fica complicado controlar a programação de compra dos remédios.

Além disso, o próprio fluxo de pacientes, funcionários e visitantes é um desafio a ser ultrapassado no ambiente hospitalar. Com tanta gente em um mesmo local, entender todas as movimentações é complicado.

Para isso, contar com as novas tecnologias é uma forma interessante de não dificultar, ainda mais, a rotina do espaço.

O papel dos coletores de dados em hospitais

Uma das tecnologias que mais auxilia nesse processo são os coletores de dados, já utilizados em outros ambientes. Ainda que pouco conhecida em hospitais, essa pode ser a solução para diversos dos problemas do setor. Como exemplo, existem três situações em que a ferramenta auxilia na logística da área da saúde.

1 – Gestão de Materiais

Como explicado mais acima, diversos são os materiais manuseados dentro do ambiente hospitalar. Assim, fazer a gestão de cada um deles é um desafio grande. Para isso, o coletor de dados auxilia na hora de realizar um inventário de cada um deles.

Por meio de uma etiqueta com código de barras e um leitor eletrônico, o processo fica mais simples, rápido, eficaz e seguro.

2 – Estoque de Medicamentos

Outro ponto já citado no texto é o estoque de medicamentos, que precisa de total atenção dentro do ambiente hospitalar. Assim, contar com um coletor de dados possibilita que a logística na área da saúde seja feita de modo muito mais tecnológico e moderno.

Situações como remédios vencidos, inutilizados ou perdidos não podem ocorrer. Além de representarem um enorme desperdício, podem também causar grandes problemas aos pacientes e à organização.

3 – Pulseiras de Pacientes

Uma das formas mais eficientes de realizar o controle de pacientes é por meio de pulseiras com códigos de barras. Com elas e o auxílio de um coletor de dados, médicos, enfermeiros e demais funcionários de um hospital podem ter as informações do paciente, como quais remédios está tomando, qual o seu quadro, quarto e demais dados, de forma rápida e segura.

Conheça as soluções da TR Service para a logística na área da saúde

Como você percebeu, é extremamente complicado realizar a logística na área da saúde sem as ferramentas necessárias. Contar com a tecnologia aqui se mostra, portanto, indispensável.

Para isso, a TR Service se apresenta como um excelente parceiro para hospitais de todos os tamanhos. A empresa oferece diversas soluções para esse nicho, todas visando facilitar a rotina e diminuir os custos da instituição.

Entre em contato conosco e saiba com a TR pode contribuir com soluções inteligentes para a área da saúde!

Compartilhe esse post!