Saiba como solucionar os problemas e as falhas de impressão de código nas embalagens de seus produtos

Saiba como solucionar os problemas e as falhas de impressão de código nas embalagens de seus produtos

O código de barras nas embalagens tem grande importância na experiência do consumidor e para todos os que estão envolvidos no processo do produto. Dessa maneira, a qualidade de impressão é um fator importante a ser avaliado. Afinal, as informações que contém nessa identificação ajudam a manter o controle e a gestão com mais eficiência.

Algumas falhas de impressão são problemas comuns e prejudicam a legibilidade do código de barras. Entender quais os erros mais frequentes e como solucioná-los ajuda a garantir a qualidade da imagem.

Em outras palavras, para alcançar uma impressão de qualidade com ribbons é preciso compreender o funcionamento adequado dos equipamentos e estar por dentro dos tipos de ribbons adequados, de acordo com a temperatura, velocidade e assim por diante.

Pensando nisso, selecionamos algumas informações relevantes sobre as principais falhas de impressão de código nas embalagens e como você pode diminuir expressivamente os problemas nesse sentido.

Continue acompanhando a leitura!

Por que ocorrem falhas na impressão?

É importante que cada ribbon esteja dentro da temperatura e velocidade adequada de impressão, já que cada um possui suas especificidades. Dessa maneira, torna-se necessário que esses dois aspectos trabalhem em conjunto.

As falhas ocorrem, em grande parte dos casos, por causa da temperatura alta ou pressão. Por exemplo, é comum que os códigos de barras não sejam legíveis porque o cabeçote foi superaquecido, o que diminui a vida útil do item e gera problemas.

Além disso, é importante que a regulagem entre o ribbon e a etiqueta estejam no ponto ideal. Caso contrário, uma pressão além do necessário prejudica a qualidade da impressão em etiquetas.

Quais são os problemas mais comuns e como solucioná-los?

Alguns problemas acontecem com bastante frequência ao imprimir códigos de barras. Vamos indicar quais são eles e como você pode solucioná-los no dia a dia. Acompanhe!

Incompatibilidade entre ribbon e o suporte

Com a incompatibilidade entre o ribbon e o suporte, a imagem apresenta algumas falhas. Assim, o código de barras pode ficar com um aspecto acinzentado e, ainda, uma impressão borrada, com pouca ou nenhuma definição.

Para evitar esses e outros problemas, é importante verificar se ambos são compatíveis. Outro detalhe é que as marcas comercializam ribbons com composições diferenciadas, o que também é um ponto que precisa ser analisado em relação à compatibilidade.

Impressão apagada

Uma falha comum é a temperatura baixa do cabeçote. Além disso, a velocidade alta da impressão também é um ponto de atenção que prejudica a qualidade de imagem. Sendo assim, a impressão apagada é uma das consequências que esses problemas podem gerar. Para solucionar a situação é necessário diminuir a velocidade ou aumentar a temperatura da impressão.

Impressão com “pontos cegos” ou com “faixas cegas”

Outro problema é quando algum ponto fica sem impressão. Nesse caso, fazer a limpeza dos itens é uma solução que pode ajudar, já que resíduos e sujeiras pode estar prejudicando a qualidade da impressão.

Por exemplo, o cabeçote pode estar com acúmulo de sujeira e consequentemente, isso contribui para o superaquecimento da peça. Por isso, caso isso ocorra, é importante checar se a limpeza de todos os itens está em ordem.

Ribbon amassado

Uma falha bastante comum é o ribbon amassado ao realizar a impressão. Isso acontece porque o item não foi posicionado de maneira correta na impressora. Ainda há outros aspectos que podem impactar a forma ribbon, como uma alta temperatura durante a impressão.

Então, é preciso estar atento nesses detalhes, pois eles são fundamentais para a execução adequada da impressão de código nas embalagens.

Barulho alto na impressão

Quando a impressora tem um barulho alto durante a impressão das etiquetas é importante verificar a temperatura. Esse problema, geralmente, está associado a um superaquecimento e para solucioná-lo é simples e rápido.

Basta configurar a impressora e reduzir a temperatura.  O superaquecimento pode causar uma série de danos à imagem. Portanto, certifique-se de que ela esteja configurada corretamente antes de iniciar o processo.

Como um parceiro de impressão térmica ajuda a reduzir o número de falhas?

Há várias falhas que podem surgir em processos de impressão térmica, desde problemas com limpeza de ribbons até situações de incompatibilidade entre as peças utilizadas. Dessa forma, nem sempre é fácil unir eficiência e qualidade da imagem. Então, contar com a parceria de uma empresa especializada em impressão otimiza tempo, recursos financeiros e, também, impacta positivamente os materiais impressos.

Ao utilizar os serviços de uma empresa especialista no tema, é possível diminuir os prejuízos causados por erros de impressão. Além disso, os gestores conseguem focar nas atividades principais, que exigem mais dedicação e pensamento estratégico. Afinal, fazendo isso, questões associadas à manutenções preventivas, controle de impressões e outros pontos ficam sob a responsabilidade da empresa terceira.

As manutenções são recorrentes e, eventualmente, é necessário desembolsar recursos financeiros para realizar reparos. Além disso, fazer as manutenções preventivas pode ser um desafio nas indústrias, quando há um número alto de demandas para serem cumpridas. Dessa forma, ter o auxílio de um parceiro ajuda a ter uma gestão eficiente das manutenções preventivas, o que diminui gastos maiores com correção ou substituição de impressoras.

Enfim, as falhas de impressão são comuns e ocorrem por diferentes motivos. Como vimos ao longo do post, há diversos pontos que precisam ser analisados para garantir uma imagem de qualidade.

O código nas embalagens, por sua vez, tem grande importância, por isso, é fundamental estar atento para que a impressão seja eficiente e atenda às necessidades da empresa bem como do consumidor final. Contar com especialistas no assunto é uma forma de aumentar a performance das impressões e, ainda, reduzir significativamente as falhas relacionadas à definição da imagem.

A TR Service é uma empresa especializada em ribbons e impressoras de fabricação própria reconhecida no mercado. Para os gestores que buscam crescimento por meio do outsourcing de impressão térmica, a TR Service é uma excelente opção como parceria em seu negócio.

Entre em contato conosco e agende uma reunião para conhecer quais são as funcionalidades que você terá em adotar os serviços de impressão em sua empresa!

Compartilhe esse post!