Veja qual a importância do SLA em impressão térmica

Veja qual a importância do SLA em impressão térmica

Você já parou para pensar no quanto a boa gestão de responsabilidades, protocolos e processos dentro de contratos de serviço podem influenciar no retorno que ele trará para a empresa?

O conjunto dessas definições é chamado de Service Level Agreement e é feito antes mesmo de assinar o contrato. Neste artigo, queremos preparar você para entender a importância do SLA em impressão térmica, prestar mais atenção nesses detalhes e usar o conhecimento para encontrar os melhores fornecedores. Confira!

O que é SLA?

A sigla em inglês para SLA pode ser traduzida como Acordo de Nível de Serviço e é tratada como um compromisso de responsabilidades entre as partes perante a assinatura de um contrato de prestação de serviço: contratado, contratante e possíveis intermediários.

Dentro de um SLA bem-feito, entram todos os aspectos necessários para realização e gerenciamento daquele serviço, apontando obrigações, direitos e papéis de cada ator. São pontos como:

  • qual das partes é responsável pela implementação;
  • quem participará do planejamento;
  • de que forma se dará o monitoramento de execução;
  • quem é responsável pelo treinamento dos operadores;
  • qual deve ser o tempo ideal e o aceitável de atendimento;
  • qual a porcentagem de chamados deve ser atendida dentro desse prazo estabelecido;
  • de quem é a responsabilidade pela manutenção (caso o serviço envolva equipamentos físicos e lógicos);
  • qual é o prazo limite de reparo de um equipamento (tempo ocioso máximo tolerado);
  • quem tem o papel de definir o sucesso da prestação de acordo com todos os SLA definidos;
  • quais são as punições para as partes que não cumprem o que foi combinado, entre muitas outras definições possíveis.

Quais os benefícios de um bom gerenciamento de SLA?

Basta analisar o tipo de discussões que a elaboração de SLA exige para entender o quão importante é dar foco nessa etapa da prestação de serviço. Imagine tudo que foi citado no tópico acima, como a importância de um prazo, da continuidade, de ter um equipamento que estará dentro da expectativa do cliente.

Em um cenário inicial, pode ser que as coisas até funcionem relativamente bem, mas vai bastar um percalço para que toda a sua operação desande. Sem definições de SLA, pode ser que as discussões por responsabilidades e passos a serem tomados diante uma falha atrasem a recuperação de toda a linha.

A manutenção também pode ser afetada, já que não há uma organização clara sobre quem, como e quando deve realizar tarefas de rotina nesse sentido.

É o tipo de confusão que se soma ao longo do tempo para criar uma estrutura operacional frágil e pouco eficiente. Basta apenas o acúmulo de alguns problemas para que toda uma cadeira produtiva entre em colapso.

Qual é a importância do SLA em impressão térmica?

Isso fica ainda mais claro quando pensamos em processos e equipamentos específicos que são muito importantes dentro de uma indústria. A impressão térmica hoje é vital para a produtividade em linhas de produção, pois é responsável pela rastreabilidade, etiquetagem e pelo acompanhamento de qualidade entre processos.

Um bom SLA nesse momento pode ser uma garantia de benefícios importantes para seu sucesso. Veja!

Menos tempo de ociosidade

Um mindset que destaca os bons prestadores de serviço atualmente é focar menos no equipamento e mais na garantia de seu uso dentro da rotina de uma empresa. A impressão térmica tem relação direta com a qualidade e a agilidade de uma linha de produção, portanto, é preciso pensar nela como uma etapa estratégica do seu trabalho.

A elaboração do contrato deve girar em torno disso: o que é preciso ter para garantir que a sua operação não vá parar? A discussão começa com implementação e seus processos de manutenção, mas também em planos de ação como equipamentos de backup e protocolos a serem seguidos para reduzir ao máximo esse tempo de indústria parada.

Mais eficiência em processos

Além de reduzir a inatividade na linha de produção, será que não é possível também otimizar o uso desses equipamentos durante seu funcionamento?

Ter uma linha mais eficiente é questão de reduzir o número de etapas produtivas, readequar processos com foco em otimização e investir no parque que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Isso tudo pode ser conseguido com a elaboração de SLA que aproxime a atuação de parceiros dentro da empresa, trazendo sua expertise para implementação, manutenção e acompanhamento no uso de impressoras térmicas.

Economia nos insumos e nos investimentos em infraestrutura

Qual é o resultado de uma empresa que tem vida útil maior com mais produtividade, fica menos tempo parada e consegue utilizar ao máximo os recursos que tem à disposição?

Isso mesmo, um contrato com SLA bem-feito ajuda a economizar muito dinheiro. Essa redução de custos passa por enxugar a infraestrutura, diminuir o gasto com insumos e garantir sua performance por mais tempo — dinheiro que pode ser utilizado depois para investir em expansão ou até na inclusão de novos serviços otimizados dentro da sua rotina.

Portanto, podemos dizer que os Acordos de Nível de Serviço são sim uma ferramenta estratégica. O foco nessa etapa vai garantir o seu sucesso e uma parceria mais significativa e profunda ao longo do tempo.

Como posso usar o SLA como ferramenta para encontrar o melhor fornecedor?

Sim, a etapa de elaboração de SLA também pode ser uma ferramenta de pesquisa de mercado! Uma dica interessante para começar: analise os detalhes do processo de operação com rigor e exija que o fornecedor se adapte a ele.

Quando fazemos um negócio desse tipo, a melhor estratégia é nivelar a qualidade por cima e tirar da concorrência diversos aventureiros que não têm estrutura — que estão simplesmente vendendo um equipamento sem o suporte adequado ou sem o foco em uma parceria mais próxima.

Portanto, exija do fornecedor uma oferta de serviço compatível com a operação que você realiza. Essa é mais um ponto para a importância do SLA em impressão térmica: quando você não se contenta com pouco, consegue as parcerias de sucesso no mercado.

E esse é o foco da TR Service, oferecer não só os melhores equipamentos mas, com ele, introduzir na sua empresa os melhores processos e metodologias para ganhar o mercado com otimização e eficiência. Visite o site e entre em contato conosco!

Compartilhe esse post!