Planejamento tecnológico para 2022: tendências industriais

tendências industriais - indústria

Planejamento tecnológico para 2022: tendências industriais

Nos últimos anos, é visível o avanço tecnológico que o mundo tem passado. A necessidade de se reinventar já estava presente nos mais diversos segmentos, mas isso se intensificou no ano de 2019.

De lá pra cá, muitos desafios tiveram que ser vencidos e isso não foi diferente com a indústria, que se transformou e se readaptou durante esse anos. Mas, o que esperar deste ano que se inicia? O que será que 2022 traz de tendências industriais?

Para tirar essas e outras dúvidas, trouxemos neste artigo uma visão geral sobre os avanços tecnológicos na indústria ao longo dos anos e o que esperar para no ano que se inicia. Confira o texto que criamos para você e boa leitura!

O desenvolvimento tecnológico ao longo do tempo

Ao falarmos em desenvolvimento tecnológico, é comum pensarmos de imediato em ideias futuristas, como robôs de alta complexidade. Mas a verdade é que a tecnologia nem sempre está relacionada a algo que consideramos grandioso.

As máquinas à vapor, por exemplo, fizeram parte de uma mudança considerável na indústria, bem como a segunda revolução industrial que trouxe o taylorismo e o fordismo. Com o passar do tempo, a tecnologia foi se aprimorando, até chegarmos em soluções  mais avançadas.

Não é à toa que hoje já começamos a utilizar a ideia de Indústria 5.0, em substituição a Indústria 4.0. Enquanto a quarta revolução industrial marcou os avanços em automação Machine To Machine e a utilização de sistemas na tomada de decisões, o principal diferencial da Indústria 5.0 está no foco para o ser humano.

Isso significa uma maior preocupação tanto para processos mais sustentáveis, como para o capital humano dentro das empresas, deixando a parte operacional o mais linear e simples possível, para que os colaboradores e parceiros sejam capazes de focar mais nas estratégias.

Mas, o que isso significa para 2022?

Para este ano, algumas tecnologias que já são utilizadas, ganharão mais força no mercado, abrindo as portas, inclusive, para melhorias de soluções já existentes.

Confira abaixo algumas dessas tendências para 2022:

IoT – Internet das Coisas

Talvez essa seja uma das tecnologias mais bem vistas para os próximos anos, possibilitando a conexão de diversos dispositivos na internet e uma operação mais inteligente, com menos burocracia e gerando integração total de cada sistema dentro de uma fábrica.

Automação Industrial

Processos automatizados são capazes de retirar grande parte do fator humano da equação, o que reduz erros e aumenta exponencialmente a produtividade. É desta forma que as pessoas podem ficar encarregadas por processos que demandam mais o lado intelectual, ao invés do operacional.

Logística Integrada

Indo de encontro com o IoT, a logística integrada busca por soluções capazes de conectar todas as informações de ponta a ponta. A rastreabilidade logística ganha força aqui,  aumentando o controle sobre a cadeia produtiva, oferecendo ao gestor mais transparência sobre cada processo. As atividades podem ser acompanhadas em tempo real, o que facilita a tomada de decisões para evitar falhas futuras ou mesmo para aumentar a eficiência operacional.

Cibersegurança

Com a implementação da LGPD, falar em segurança cibernética se tornou ainda mais comum. Com grande parte das informações sendo armazenadas em nuvem ou com o maior número de informações circulando, segurança é algo que precisa ser sempre discutido e levado a sério.

Sendo assim, é fundamental que no seu planejamento de 2022, um fornecedor sério e com experiência seja levado em consideração, garantindo toda a segurança necessária.

Big Data Analytics

Informação é ouro para qualquer empresa, então é fundamental que a sua indústria seja capaz de minerar informações relevantes, cruzar dados, prever tendências e gerar relatórios precisos. Fique de olho em soluções capazes de obter dados, tratá-los e gerar insights para a sua indústria.

Está vendo a importância de investir em tecnologia? Embora vejamos essas soluções no dia a dia, é fundamental apostar em suas melhorias e entender que a tecnologia não é um fim para obter resultados, mas sim um meio.

E se você acredita que a sua indústria pode se beneficiar muito mais dessas e de outras tecnologias, entre em contato com a gente. Somos a TR Service, parte do Grupo Tecnoset, com mais de 30 anos de mercado atendendo grandes players no segmento industrial.

Leia também: Entenda o papel das tecnologias de rastreamento no controle de estoques de vendas

Compartilhe esse post!


TR SERVICE - icones de empresas do grupo - B v2
TR SERVICE - icones de empresas do grupo - A v2