Etiquetas e insumos hospitalares com rastreamento. Saiba mais
O dia a dia em um hospital exige o manuseio de equipamentos médicos, insumos e outros itens. A tecnologia, portanto, tem sido uma aliada no gerenciamento de ativos a partir de recursos para rastreamento.
A gestão dos itens, aliada às soluções tecnológicas, promove uma comunicação eficiente entre os colaboradores, mantém o estoque organizado e contribui para o atendimento aos pacientes. Na prática, as etiquetas ajudam na identificação dos ativos e na localização deles em tempo real, facilitando o trabalho da equipe.
Se você quer entender mais sobre rastreamento de etiquetas em insumos médicos, continue a leitura do post e entenda como é possível aumentar a produtividade e eficiência em procedimentos hospitalares.
Acompanhe a leitura!
Qual a importância do rastreamento de ativos nos hospitais?
O ambiente hospitalar conta com diversos ativos, então, cabe à gestão do local promover recursos para que eles sejam devidamente rastreados, evitando a perda ou danificação dos insumos.
Além disso, com uma área extensa, os hospitais contam com diversas alas e corredores. Sendo assim, ter um mapeamento eficiente sobre todos os itens utilizados no dia a dia de trabalho contribui para um melhor atendimento, com menores chances de erros causados por equívocos ou informações erradas.
Muitos desses ativos têm um valor alto, ou seja, são uma parcela significativa no orçamento do hospital. Assim, o rastreamento também é uma solução eficaz para reduzir perdas financeiras, já que toda a equipe usará as ferramentas disponíveis da melhor maneira possível, seguindo a organização dos itens.
Por fim, como comentamos, o atendimento ao paciente é outro processo impactado pelo rastreamento de ativos, dado que os profissionais que atuam no hospital conseguem localizar o que precisam com mais facilidade e rapidez, o que consequentemente torna a assistência mais rápida e segura para aqueles que precisam de cuidados médicos.
Fica claro, então, que o rastreamento é uma tecnologia que gera benefícios para todos, desde a equipe gestora até o paciente. Por meio dessa ferramenta, é possível rastrear materiais, bolsas de sangue e outros itens usados com frequência no local.
Quais são as tecnologias aplicadas às etiquetas de rastreamento hospitalar?
As etiquetas de rastreamento hospitalar, que utilizam a tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência), são uma maneira eficiente de ter o controle dos insumos gráficos e recursos.
Por meio delas, todas as informações são transferidas para um leitor, que fornece a segurança e precisão necessárias para rastrear e controlar os itens do hospital em qualquer ala e em qualquer horário. Com a tecnologia é possível potencializar o acesso aos dados do hospital, possibilitando que os colaboradores localizem materiais, colegas de trabalho e por aí vai.
Podemos comparar as etiquetas de RFID com o código de barras. No entanto, essa tecnologia consegue ser ainda mais precisa e eficiente, sendo que o hospital precisa armazenar uma grande quantidade de dados em tempo real.
Outro benefício do uso das etiquetas é a versatilidade, já que há a possibilidade de usá-las em diversos setores, desde o rastreamento de materiais mais simples até bolsas de sangue.
Também sabemos que a agilidade faz toda a diferença no estado de saúde dos pacientes. Por isso, as etiquetas de RFID são uma ferramenta valiosa para o atendimento. Afinal, com a alta demanda, os médicos, enfermeiros e demais colaboradores podem esquecer informações importantes ou cometer algum equívoco quando todo processo é manual.
Como imprimir etiquetas hospitalares com agilidade e eficiência?
Garantir a qualidade das etiquetas significa aumentar a eficiência delas no dia a dia. Caso contrário, a legibilidade pode ser prejudicada e, consequentemente, dificultar o trabalho da equipe.
Assim, a escolha das impressoras térmicas é fundamental para otimizar a rotina de identificação de materiais e insumos. Em outras palavras, os hospitais precisam contar com um sistema de impressão eficiente e que preserve os dados relevantes em alta qualidade.
Por exemplo, as bolsas de sangue são manuseadas frequentemente. E para que os procedimentos sejam realizados de maneira correta é indispensável que o colaborador consiga identificar através da etiqueta pontos importantes, como tipo sanguíneo do doador.
Nesse contexto, surge o outsourcing de impressão térmica, um modelo bastante utilizado por hospitais para garantir a qualidade sem a necessidade de investir em um parque de impressoras completo. Por meio dele, a organização consegue reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir um atendimento de excelência.
Contando com um parceiro, o hospital consegue se dedicar com mais afinco em suas atividades principais, que é cuidar dos pacientes e zelar pela qualidade nos procedimentos.
Especializada na área de saúde, a TR Service é reconhecida no mercado por oferecer soluções tecnológicas que unem personalização e qualidade. Nossos serviços de outsourcing possibilitam maior visibilidade para a gestão, com a identificação de todos os insumos pertencentes ao hospital e com melhores resultados.
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