Implante a tecnologia RFID na sua empresa em 7 passos
Implementar toda a tecnologia RFID com seus recursos práticos e eficientes é algo que permite à empresa dar um passo adiante para oferecer eficiência no processo de produção, agilidade com conferência e logística e melhor gerenciamento até mesmo no PDV.
Além disso, entre os benefícios estão fatores essenciais aos negócios, como maior economia no controle de desperdícios, quebras e vantagem competitiva. Contudo, para alcançar todas essas vantagens, é preciso entender como essa implementação deve ser feita em todos os seus passos, bem como identificar o parceiro ideal para esse processo.
E sobre como desenhar um escopo para o projeto RFID, trouxemos as dicas a seguir. Vale a pena se atentar a cada uma para, enfim, adaptar essa vantagem tecnológica ao seu negócio.
Confira!
1. Estabeleça objetivos
O conceito tecnológico do RFID vai mudar os processos de produção e gerenciamento em sua empresa. Então é preciso ir com calma e entender quanto tempo deve ser considerado para que um novo sistema esteja completamente integrado, em quais etapas essa adaptação deve ser feita, e quais serão os principais fatores nesse processo.
Vale lembrar que a utilização do sistema RFID é absolutamente simples: uma etiqueta é lida por sistema de radiofrequência, que leva as informações para a empresa. Entretanto, a excelência de recursos desse sistema requer tempo de aprendizado para que o máximo de informações possam ser extraídas dos controles, processos e relatórios que podem ser utilizados.
Para começar bem, estabeleça objetivos simples e vá evoluindo conforme o domínio de cada facilidade que a utilização do RFID proporciona.
2. Conheça as limitações das etiquetas RFID
O sistema RFID é, sem dúvidas, o mais robusto e eficiente quando comparado a similares, como o código de barras ou o QR Code. Mas isso não quer dizer que não tenha suas limitações.
Entre as especificidades da tag, estão dificuldades na aplicação em elementos de metal e líquidos. Isso porque naturalmente interferem na propagação das ondas de radiofrequência, limitando a distância para a leitura.
Nesse caso, é preciso considerar a utilização de materiais específicos para encapsular o chip.
3. Corrija seus processos atuais
O sistema RFID é uma das melhores soluções para dar agilidade e produtividade aos seus negócios. Mas isso não quer dizer que corrija falhas que já existiam nos processos de sua empresa ou indústria.
Antes de simplesmente migrar para uma tecnologia nova, estude, pesquise e aplique todas as correções necessárias para que seus processos melhorem. A adaptação do RFID em etapas que já funcionam bem, será muito mais fácil, rápida e com benefícios colhidos em curtíssimo prazo.
4. Aprimore seu sistema gerencial
Esse é um tópico que complementa o assunto anterior, visto que corrigir processos é também corrigir o sistema de gestão. Assim, para extrair o máximo das possibilidades que o sistema RFID proporciona, é preciso contar com profissionais ou parceiros que entendam a fundo tudo o que a tecnologia possibilita.
Nesse contexto, além de contar com um corpo profissional especializado, um software de gestão personalizável facilitará os processos realizados com a utilização da tecnologia.
5. Entenda a limitação de caracteres da tag RFID
Entender a limitação de caracteres da tag RFID é muito importante para planejar a quantidade de informações que você deseja dar à etiqueta.
De maneira geral, as tags RFID tem, no mínimo, memória de 96 bits, que oferece capacidade para armazenar até 24 caracteres hexadecimais, composto por letras e números, ou por caracteres alfanuméricos que, além de letras e números também conta com caracteres especiais (vírgula, barra, traços, arroba, hashtag, entre outros).
Vale lembrar que o chip pode ser complementado com novas informações a cada etapa do processo. Dados como data de fabricação, lote, validade, trajeto logístico, origem da matéria-prima, entre outros.
Para não chegar rapidamente ao limite do chip, é recomendado inserir poucas informações por vez, até perceber um limite razoável que ainda ofereça espaço caso seja necessário inserir novos dados.
6. Dedique tempo para definir a etiqueta RFID
Escolher um bom software de gestão para o sistema RFID é fundamental. E tão importante quanto, é escolher o tipo de tag que será usada. Como é um item de extrema importância não só pela viabilização do sistema RFID, como também da estratégia estabelecida, é imprescindível analisar todas as opções disponíveis para fazer a melhor escolha.
Embora existam tags que custam apenas alguns centavos, é preciso fazer uma análise mais criteriosa e que vá além do preço.
Recomendamos considerar os seguintes tópicos:
- Quais são os objetivos com o projeto
- Em qual tipo de superfície a tag será aplicada
- Quais são os parâmetros para as taxas de alcance e leitura
- Qual é a possibilidade de expansão do projeto
- O resultado positivo na homologação do projeto
7. Inicie seu projeto com sistema RFID a partir de um piloto
Começar com um projeto menor é muito importante para entender como será a adaptação da tecnologia RFID no seu negócio. Se você trabalha com um mix de produtos, por exemplo, escolha apenas um deles para ser gerenciado com o sistema RFID e adapte os demais aos poucos.
Com isso, você terá maior controle sobre como o projeto avançará, terá tempo para fazer as correções necessárias e poderá ter crescimento mais seguro na expansão do novo sistema.
Conte com os melhores especialistas do mercado para implementar o sistema RFID
O RFID é um sistema completo, inteligente, integrado, escalável e que proporciona ótimo crescimento aos negócios – seja na indústria ou no comércio. E nesse artigo, você viu que para alcançar os melhores resultados com sua implementação, é preciso considerar etapas essenciais que permitam uma mudança gradual e mais segura.
Para que todas essas etapas sejam alcançadas, a parceria com grandes especialistas em RFID é fundamental. E nesse ponto, a TR Service é a principal empresa que implementa e gerencia a tecnologia no país.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a TR Service oferece soluções completas – da fabricação de insumos à implementação de etiquetas e sistemas RFID, garantindo que os principais objetivos de negócio com a adoção da tecnologia sejam alcançados.
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